Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tecnologia agrícola e herbicidas: Fecundação à custa de bala

Cientistas bombardearam células do milho com microprojéteis de tungstênio cobertos de genes estrangeiros e conseguiram produzir uma substância que desativa os herbicidas. Assim, é possível envenenar as ervas daninhas de uma cultura sem atingir o próprio milho, um risco comum nesse tipo de prática.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 31 out 1990, 22h00

O milho estava na mira dos cientistas desde que eles aprenderam a misturar os genes dos seres vivos para gerar criaturas jamais vistas na natureza. Ele afinal cedeu, mais à custa de bombardearem suas células com microprojéteis de tungstênio cobertos de genes estrangeiros. Um desses genes incorporou-se ao patrimônio hereditário da planta, exercendo corretamente a sua função: produzir uma substância que desativa os herbicidas. Assim, é possível envenenar as ervas daninhas de uma cultura sem atingir o próprio milho, um risco comum nesse tipo de prática. Mas isso é só o começo. Daqui para a frente, caso se confirme o sucesso dos microprojéteis, a meta é dotar o milho com diversos outro genes. “Foi um feito importante e já estamos nos preparando para reproduzi-lo”, comemora o geneticista Paulo Arruda, da Universidade de Campinas, São Paulo. Ele aguarda apenas a chegada da máquina que atira os microprojéteis sobre um caldo de células vegetais, na expectativa de que algumas acabem incorporando os genes desejados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.