GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Você consegue encontrar os gatinhos escondidos nessas fotos?

Desafiamos você a achar "gatíneos" nessas imagens - e, de quebra, explicamos por que, ao encontrar os bichinhos, você não consegue mais "desvê-los".

Para acabar com a produtividade de qualquer um, selecionamos abaixo algumas fotos de gatos escondidos em cenários malucos e bolamos um teste: quantos deles você consegue encontrar?

Mas, como ainda somos a SUPER, antes vai um pouco de ciência. Por que é impossível “desver” os gatinhos quando você os encontra? Essa era a dúvida de psicólogos da Universidade de Chicago, que elaboraram um estudo para tentar entender o fenômeno. Eles tocaram a música Another One Bites The Dust, do Queen, para dois grupos de pessoas – só que com um detalhe: uma parte do refrão fora invertida. Para um dos grupos, os pesquisadores revelaram a inversão antes, enquanto para o outro, não disseram nada. 

No fim do processo, o grupo que já sabia da alteração percebeu direitinho que a música havia sido invertida, enquanto o outro grupo – que não sabia de nada – nem suspeitava. Aí, os cientistas revelaram a inversão para as pessoas que não sabiam dela, e deixaram que elas ouvissem a música novamente. Em seguida, perguntaram se elas achavam que outras pessoas seriam capazes de descobrir sozinhas, sem dica, que a canção havia sido alterada – e a resposta foi que sim, porque era óbvio, impossível não ouvir. Assim, os psicólogos concluíram que, quando a gente “vê” uma coisa escondida, a nossa perspectiva muda de um jeito que fica impossível voltar para trás, na época em que a nossa mente não sabia onde a tal coisa estava. Isso porque a sua cabeça se acostuma com a ideia de que aquilo é óbvio. 

Tá, agora chega de falação. Encontre os “gatíneos”: