GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

7 curiosidades bizarras sobre a Polônia

A Polônia parece cenário de RPG: minas de sal gigantes, florestas estranhas, dragões, cogumelos, homens com superforça...

De vilão a ídolo
Reza a lenda que o país foi fundado após o príncipe Krakus matar o dragão que se escondia no morro Wawel. Hoje, a criatura se tornou um dos ícones do país, com direito a estátua na Catedral de Wawel que cospe fogo de verdade.

Entre na farra
Casamento polonês também tem o lançamento do buquê. Mas a brincadeira não para por aí! “Oczepiny” são desafios que rolam no meio da festa, como passar uma laranja para outro convidado sem usar as mãos ou trocar de roupa com alguém do sexo oposto.

Continue na farra
Seria de imaginar que os oczepiny cansariam os festeiros. Que nada! É comum a celebração recomeçar (do zero!) no dia seguinte – uma tradição conhecida como “poprawiny”. Às vezes, há até um terceiro dia de casamento!

 

 

Veja também

 

Pau que nasce torto
Ninguém sabe como os pinheiros da Krzywy Las (“floresta torta”) ficaram assim. Uma das teorias é que, na década de 1920, fazendeiros manipularam o crescimento das árvores para fazer móveis curvos.

 

Todo mundo se entende
O esperanto foi criado na Polônia. Hoje, o país é um dos que mais reúnem praticantes da famosa língua universal artificial. Aqui já rolaram cinco edições do Congresso Internacional da Juventude Esperantista.

 

Fungo pop!
Mais de 30% do país é coberto por bosques, então muitas famílias gostam de colher cogumelos selvagens. Geralmente, a tradição rola em setembro. Esse ingrediente é muito comum nos pirogis, os típicos pasteizinhos poloneses.

 

Pressão alta
Estima-se que a mina de sal de Wieliczka tenha começado a ser explorada há mais de um milênio. Com o tempo, ela foi evoluindo, ampliando e, no século 18, praticamente virou uma “cidade subterrânea”.

 

 

Veja também

 

ESTATÍSTICAS BIZARRAS
800 bisões europeus, outrora extintos, foram criados na floresta Bialowieza
43 invasões ou guerras na Polônia entre 1600 e 1945
35% dos poloneses no mundo todo moram fora da Polônia
5 vitórias do polonês Mariusz Pudzianowski como o “Homem Mais Forte do Mundo”

FONTES Sites Atlas Obscura, Telegraph, Slavorum, Anna Everywhere e Culture.Pl

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Esperanta Ambasadejo

    Agradecemos pela menção ao esperanto. Caso alguém tenha maiores interesses sobre o esperanto segue o endereço do Kurso: http://www.kurso.com.br

    Curtir