Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês

A caatinga corre risco de sumir?

Sim. Esse ecossistema de regiões semiáridas ocupa 11% do território nacional – quase 845 mil km2 – e já teve cerca de 80% da área alterada por ação humana. A principal vegetação do Nordeste se estende do Maranhão até Minas Gerais, fornecendo recursos naturais, como água, vegetais e madeira, a 27 milhões de pessoas. Por […]

Por Nádia Tamanaha
Atualizado em 22 fev 2024, 11h31 - Publicado em 1 jul 2010, 16h52

Sim. Esse ecossistema de regiões semiáridas ocupa 11% do território nacional – quase 845 mil km2 – e já teve cerca de 80% da área alterada por ação humana. A principal vegetação do Nordeste se estende do Maranhão até Minas Gerais, fornecendo recursos naturais, como água, vegetais e madeira, a 27 milhões de pessoas. Por ser pouco estudada, a caatinga é tratada como se fosse pobre em biodiversidade, o que estimula desmatamentos e queimadas que ameaçam a vida de espécies vegetais e animais. Esse quadro ainda pode piorar, já que menos de 1% da área ocupada pela caatinga está sob proteção ambiental.

Vidas secas