Cinco coisas que você precisa saber sobre Westworld
A nova aposta da HBO quer que você se apaixone por ela. E pode conseguir!
Game of Thrones já tem data para acabar e a HBO precisa se mexer para conseguir uma substituta a altura do cargo de “série preferida de todo mundo”. Com isso, um time criativo de peso que inclui J.J Abrams (Lost) e Jonathan Nolan (Amnésia) se juntou para compor Westworld, um sci-fi instigante.
Na série, um cenário do velho oeste é recriado com androides realistas para fins comerciais. Como uma espécie de parque temático, pessoas pagam muito caro para visitar o ambiente e poder viver de forma que a violência é liberada (“matar” e estuprar os androides é permitido e eles não conseguem te ferir de volta). Os problemas começam quando a inteligência artificial começa a agir fora do script e a questionar sua própria realidade.
Nós assistimos ao primeiro episódio e aprovamos. Por isso, separamos cinco coisas que você precisa saber antes da estreia de Westworld.
1 – É do mesmo criador de Jurassic Park
A sinopse que fala sobre um parque de diversões para adultos que, ao dar errado, provoca o caos, te lembra alguma coisa? O conceito similar ao do clássico Jurassic Park não é à toa, já que ambos foram criados pelo mesmo cara, Michael Crichton, escritor e cineasta norte-americano.
A série é inspirada no filme de 1973 dirigido pelo próprio Crichton, intitulado Westworld – Onde ninguém tem alma. Apesar de meio tosca, a produção ganhou o status de cult nos últimos anos e agora se revela com uma nova roupagem. Só não se engane acreditando que estamos falando sobre um remake. “A série irá tomar caminhos completamente diferentes do material original”, adiantou o ator Rodrigo Santoro à ME. “Os roteiristas se inspiraram na ideia para criar algo completamente novo”, afirmou.
2 – Traz reflexões filosóficas interessantes
Você se lembra da teoria da caverna de Platão? Ela diz que se você só pode olhar para sombras projetadas na parede, vai começar a acreditar que aquela é toda a sua realidade, até o dia em que alguém conseguir notar que existe algo a mais. Westworld fala sobre isso o tempo todo, quando mostra os androides vivendo em um mundo de fantasia.
Também é discutido sobre o que é vida e o que não é. Afinal, se os robôs podem questionar a sua existência e sentir medo, por que não tratá-los como iguais?
3 – A série tem as próximas cinco temporadas planejadas
Westworld passou por diversos adiamentos. Segundo o ator James Marsden, isso se deveu ao fato dos produtores estarem um pouco enrolados com o desfecho… da quinta temporada. “Nós queríamos que tudo estivesse alinhado para o último episódio e para o fim da série, daqui cinco ou seis anos”, explicou, durante uma entrevista à Entertainment Weekly.
Também foi confirmado que diversos atores da produção assinaram contratos para múltiplas temporadas. Isso não é só um exemplo de como a HBO está apostando na série, mas também é uma garantia de que você não irá começar a assistir uma daquelas produções que acabam sem mais nem menos. Ufa!
4 – Tem muita violência gráfica
Não que isso seja algum padrão de qualidade, mas, se você é do tipo que gosta de ver litros de sangue falso sendo jogados fora, a série pode te agradar. Miolos explodindo, facadas e outros tipos de atrocidades foram expostas no primeiro episódio e prometem se repetir ao longo da série. A tradição da HBO de não censurar nudez ou violência se repete e encaixa bem no cenário distópico que foi criado. Nada soa gratuito, nem em seus momentos mais pesados.
5 – Os atores estão incríveis (incluindo o Rodrigo Santoro)
O elenco tem chamado atenção desde que foi anunciado. Westworld está repleto de estrelas, incluindo Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes), o bastião de Hollywood que encarna o responsável pela criação dos androides ultrarrealistas.
O sentimento nacionalista bate mais forte quando Rodrigo Santoro entra em cena. O ator carioca encarna Hector Escaton, um dos robôs que acreditam participar de um cenário do faroeste. “Foi um trabalho de preparação física complexo”, contou o ator. “Ele não é um robô durão, mas também não pode agir 100% como humano.” Já sobre a pressão de trabalhar com tantas estrelas do cinema, ele foi categórico: “Não houve um só dia em que eu fui para o set de filmagem totalmente relaxado.”
Westworld estreia dia 2 de outubro na HBO.
LEIA MAIS
- Você lembra quem matou esses personagens em Game of Thrones?
- Já existem livros e notícias escritas por computadores?