Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Como a cidade de Petra foi construída?

O local, uma das sete maravilhas do mundo moderno, foi esculpido em pedra há mais de dois mil anos – e boa parte da região ainda não foi explorada.

Por Juliana Sayuri
Atualizado em 22 fev 2024, 10h31 - Publicado em 16 dez 2015, 17h58
Petra
Ilustrações: Jonatan Sarmento/Mundo Estranho ()

Idade 2.300 anos

Área interna 264 km2

Visitantes por ano 1 milhão (em 2019)

Ela foi esculpida na pedra. O próprio nome da cidade, na atual Jordânia, significa “pedra” em grego. Ao longo do tempo, Petra, berço do povo nabateu, foi conhecida por várias expressões: “cidade rosa”, “rochosa”, “perdida”, “das pedras” e “dos mortos”.

Ela foi fundada em 312 a.C., e se transformou em um eixo importante nas rotas comerciais. Caravanas de seda, incenso e especiarias ligavam a China e a Índia à Grécia, Roma, Egito e Síria. Árabes nômades, os nabateus talharam, literalmente, a cidade, em uma mistura de arquitetura greco-romana e oriental.Petra entrou na mira dos romanos Pompeu e Herodes, mas só sucumbiu em cerca de 130 d.C., quando o imperador Adriano a conquistou (não se sabe se na base da espada ou não).

Tempos depois, por volta do século 5, os nabateus decidiram puxar o camelo para outros cantos mais seguros, pois dois terremotos destruíram a cidade.Petra foi abandonada e ficou esquecida no tempo e na areia – só os beduínos sabiam como encontrá-la no deserto. Até que, em 1812, o explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt, amante da cultura muçulmana, se fez passar por um mercador árabe para conquistar a confiança dos beduínos, que um dia finalmente lhe mostraram o caminho das pedras.

Continua após a publicidade

– O que era Machu Picchu?

– O que era a Acrópole de Atenas?

– Como é Lhasa, a capital do Tibete?

– Como os moais da Ilha de Páscoa foram construídos?

MARAVILHA NA ROCHA

O local tem diversos túmulos reais, tumbas, ruas colunadas, portões arcados, obeliscos e altares. A maior estrutura é o Ad-Deir, ou Monastério. Ele é alcançado a partir de uma escadaria de 843 degraus talhada nas rochas. Pode-se subir a pé ou com animais.

Petra 2

PEDREIROS

As principais obras de Petra, como o Monastério, foram construídas de baixo para cima. Os operários ergueram grandes escadas, com degraus de 6 m, antes de começar a marretar o arenito. Eles não ficavam pendurados em cordas, mas alicerçados nos degraus.

Petra 3

DESCOBERTAS

Arqueólogos acreditavam que a entrada do Monastério tinha uma escada em linha reta. Mas estudos com aparelhos de scanner em 3D mostraram que, possivelmente, a escada se bifurcava. No meio do terreno, havia uma estrutura com seis colunas, talvez uma área para rituais. O Monastério seria, então, um centro de veneração.

Continua após a publicidade

Petra 4

MISTÉRIOS

Esses achados ainda estão soterrados, cerca de 50 cm debaixo do solo. Ainda há muito a se descobrir sobre Petra, já que somente 1% dos 264 quilômetros quadrados da cidade foi explorado. Patrimônio da Unesco, Petra é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Na cultura pop, ela já deu as caras em filmes como Indiana Jones e a Última Cruzada, Transformers e Mortal Kombat.

FESTIVAL DAS CORES

Às 7h, as rochas refletem cores pálidas. Às 13h, vibram entre o rosa e o vermelho. Nos pontos escavados e esculpidos, as pedras de arenito também ficam num tom rosado. O jogo de luz e sombra continua até a noite, quando cerca de 1.500 velas costumam iluminar o Tesouro (mais sobre ele abaixo).

DECADÊNCIA

Após fortes terremotos, Petra virou cidade-fantasma. As casas foram destruídas, restando apenas tumbas, um teatro com 8 mil lugares e mais de 800 monumentos. Esses desastres naturais influenciaram imensamente a moldura da cidade rochosa, já que 95% de suas curvas são naturais (apenas 5% do enclave foi esculpido pelas tribos que ali viveram)

Tesouro a céu aberto

Outro prédio famoso de Petra fica mais escondido

Continua após a publicidade

Petra Tesouro

O Siq é um estreito de 1,5 km ladeado por rochedos de 80 m de altura. Ele leva ao Tesouro, ou Al-Khazneh. Segundo a lenda, um faraó egípcio escondera riquezas ali, o que nunca foi descoberto. O templo de 40 m de altura foi construído como túmulo para um rei nabateu. Acredita-se que artesãos de Alexandria, cidade egípcia referência na arquitetura da época, colaboraram nas obras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.