PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como canais de TV ganham dinheiro?

Canais faturam dentro e fora da programação

Por Geiza Martins
Atualizado em 22 fev 2024, 10h38 - Publicado em 8 jan 2015, 17h33

Pergunta do leitor – Francisco Cassemiro,

Avaré, SP

TV Fechada

Espectadores e marcas pagam para ver

TAXA DE ASSINATURA

As emissoras pagas recebem uma cota previamente acertada com as operadoras de TV por assinatura. O valor repassado aos canais varia de acordo com o tamanho da base de assinantes e do valor que cada um deles paga pelo pacote de canais

Continua após a publicidade

BRANDED CONTENT

É comum o desenvolvimento de conteúdos ligados a anunciantes. Podem ser vídeos ou ações que traduzam os valores das marcas com o objetivo de torná-las reconhecidas para além de seus produtos e serviços. O canal produz o conteúdo publicitário e o encaixa na programação

  • Relacionadas

TV Aberta

Canais faturam dentro e fora da programação

Continua após a publicidade

MERCHANDISING

Sabe quando o apresentador interrompe o programa e apresenta um produto? Essa divulgação também é paga. Essa ação de marketing, que existe no Brasil desde 1950, pode ser feita em programas de auditório, novelas, reality shows etc. Cenários com marcas de patrocinadores e gerador de caracteres com textos sobre o produto também compõem o merchan

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

São os famosos comerciais que rolam nos intervalos da programação. O anunciante paga um valor para ter sua propaganda exibida na grade. O acordo pode envolver também patrocínio (como no caso dos esportes) e apoio em projetos. No Brasil, esse modelo de geração de receita existe desde 1951, um ano após a TV chegar ao país

Continua após a publicidade

ALUGUEL DE HORÁRIO

Os canais também faturam vendendo espaço da grade para a exibição de produções de terceiros, como televendas e igrejas. Essa prática gera receita fixa e garantida para a emissora, que repassa a responsabilidade do conteúdo para o locador. O modelo existe no Brasil desde os anos 90 e uma das primeiras emissoras a usá-lo foi a Band

LICENCIAMENTO

Transformar as produções em marcas e vender produtos relacionados a elas é uma estratégia de vendas que está no ar desde os anos 2000. Um exemplo disso é a comercialização de DVDs de seriados, novelas e reality shows. Além do conteúdo televisionado, os canais também usam suas marcas para venda de livros, brinquedos, roupas e alimentos, entre outros

Continua após a publicidade

FONTES Jornais Folha de S.Paulo e Meio&Mensagem e sites Band, Globosat, globo.com, Projeto Inter-meios e Merchanview consultoria José Armando Vannucci, jornalista especialista em televisão e Roberto D¿Ugo Jr., coordenador do curso de rádio, TV e internet da Faculdade Cásper Líbero

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.