
PERGUNTA DA LEITORA – Rafaela Oliveira,
Diadema, SP
1. Algumas reportagens já são sugeridas com uma proposta para a capa. Foi o caso desta edição: desde o início sabíamos que a imagem seria um dólar demoníaco. Mas nem sempre é fácil. Quando a ideia não surge naturalmente, a diretora de redação Patricia Hargreaves, o editor de texto Marcel Nadale e o editor de arte Eder Redder se reúnem para discutir possíveis caminhos

2. A imagem precisa surpreender e comunicar o conteúdo da reportagem. São pesquisadas referências visuais sobre o tema. Exemplo: a imagem mais recorrente quando se digita “hipnose” no Google é a do relógio balançando – e essa foi a opção para a capa da edição 131, de novembro de 2012. O toque ME ficou pelo grafismo no pêndulo.

3. Quando a ideia toma forma, Redder escolhe o ilustrador que realizará a obra. O traço do artista precisa casar com o clima da capa (humor, mistério etc.). Para orientá-lo, o editor de arte envia um rascunho do enquadramento do desenho e referências (como a foto de Esqueceram de Mim que foi a base da capa da edição 139, de junho deste ano)

4. Os ilustradores não ficam na redação: eles trabalham em casa ou em um estúdio. Geralmente, têm cerca de 20 dias para cumprir a missão, cada um à sua maneira (confira abaixo). Depois, a equipe de texto define as chamadas na lateral (geralmente sobre temas bem diferentes do da matéria maior) e o texto sob o título principal

Silêncio, artistas trabalhando
Confira o passo a passo de três capas bem diferentes
Edição 129 (setembro de 2012)
Pinturas como as do ilustrador Camaleão são trabalhosas – envolvem muitos rascunhos e buscas por referências. “Algumas vezes, faço até foto de modelos na pose do personagem para checar a iluminação”, afirma. Do esboço à pintura foram dez horas. A finalização e a texturização exigiram mais 25 horas! “O mais difícil foi conseguir a expressão certa de dom Pedro I”, revela

Edição 136 (março de 2013)
Foi uma das ilustras com mais versões. No início, a nave abduziria um menino, mas, como já damos muitas figuras humanas na capa, achamos que uma vaca seria mais diferente e cômico. “O grande desafio foi criar um óvni com o formato clássico de disco voador, mas moderno e atual”, diz a ilustradora Luiza McAllister, do 2 Minds Studio. A arte foi feita com Photoshop CS6

Edição 138 (maio de 2013)
É raro produzirmos uma foto para a capa. Dercílio Vanzelli clicou o modelo e coube a Fernando Arrais, do estúdio Arrais Photodesign, duplicar olhos e boca no Photoshop. “Usei a famosa ferramenta `liquify¿ [dissolver] para subir os olhos e descer o queixo”, afirma. “Para criar a ilusão de ótica, as bocas e os olhos tinham que estar num local exato. Um mínimo deslocamento já enfraquecia o efeito”

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