Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Como foi criada a Organização das Nações Unidas?

A ONU surgiu em 1945, como resposta a eventos trágicos da Segunda Guerra Mundial

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 16 ago 2024, 15h32 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

A ONU surgiu como resultado de acordos feitos no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) entre as potências aliadas. “Soviéticos, americanos e britânicos desenharam o mapa político mundial do pós-guerra. A ONU seria a institucionalização desses acordos numa entidade política com poderes mundiais”, afirma o historiador Osvaldo Coggiola, da USP.

A ideia era que a organização ajudasse a resolver conflitos e obtivesse cooperação internacional para solucionar problemas econômicos, sociais e humanitários – objetivos semelhantes aos da antiga Liga das Nações, entidade criada ao final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que não conseguiu cumprir sua missão.

O início da ONU também não foi fácil. A União Soviética, por exemplo, exigia que suas repúblicas fossem admitidas como membros individuais com direito a voto. A Grã-Bretanha, por sua vez, buscava garantias de que suas colônias não seriam colocadas sob o controle do novo organismo. Mas, apesar dessas divergências, em 1945, uma reunião em São Francisco, nos Estados Unidos, com representantes de 50 países (incluindo o Brasil), preparou a versão final da Carta das Nações Unidas, que definia os princípios e objetivos da entidade.

O documento foi promulgado no dia 24 de outubro de 1945. Na Carta consta que a ONU se baseia na igualdade de seus membros e prevê que ela não intervirá em assuntos internos de qualquer país. Atualmente, a organização conta com 193 países membros e sua sede fica em Nova York, nos Estados Unidos. As últimas nações a entrar para o clube foram Sudão do Sul, em 2011, e Montenegro, em 2006.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.