Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como o homem caçava e se alimentava na Pré-História?

Homens enfrentavam animais, enquanto mulheres e crianças coletavam frutos

Por Roberto Navarro
Atualizado em 6 mar 2024, 09h31 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

A resposta depende primeiro de outra pergunta: de que momento da Pré-História se está falando? É que a Pré-História engloba mais de 2,5 milhões de anos de evolução das espécies do gênero

Homo. “Nesse longo período passamos de carniceiros e trituradores de sementes e raízes a domesticadores de animais”, diz o arqueólogo Renato Kipnis, da Universidade de São Paulo (USP). Um bom intervalo de tempo para analisar o hábito de caça e alimentação é o chamado Paleolítico Superior, há cerca de 40 mil anos, quando apareceram na Europa homens anatomicamente idênticos aos de hoje. Nessa época nossos ancestrais já produziam uma grande variedade de ferramentas e viviam basicamente da caça e da coleta de alimentos silvestres, atividades feitas em grupo e com funções definidas para homens, mulheres e crianças. A densidade populacional era baixa e os grupos familiares vagavam por um vasto território, caçando rinocerontes, renas e cavalos. Como nem sempre havia manadas desses animais por perto e algumas plantas só davam frutos em determinadas estações do ano, os homens também já se preocupavam em estocar alimentos.

Entre cerca de 40 mil e 20 mil anos atrás, um grande período de glaciação fez com que as populações humanas abandonassem o norte da Europa para se refugiar no sul do continente, em busca de um clima mais quente. Como a população se concentrou mais e também cresceu em número absoluto, os territórios vastos, que favoreciam as caçadas, começaram a rarear. Alguns achados arqueológicos da época mostram que o homem tratou de desenvolver novas estratégias de sobrevivência, como o consumo de animais mais fáceis de se obter (coelhos, peixes e crustáceos). Mas as caçadas só começariam a perder de fato sua importância 10 mil anos depois, quando teve início a domesticação de alguns animais. Era o que faltava para tornar menos árdua a tarefa de nossos ancestrais na hora das refeições.

Refeição suada

Homens enfrentavam animais, enquanto mulheres e crianças coletavam frutos

Ataque planejado

Os caçadores pré-históricos provavelmente acompanhavam a migração de manadas de animais, procurando cercá-las em desfiladeiros na hora do ataque. A caçada era realizada por grupos com arcos, flechas e lanças, atiradas às vezes com a ajuda de propulsores – uma espécie de estilingue rústico, que duplicava o alcance das lanças.

Enriquecendo o cardápio

Alguns estudos sugerem que há cerca de 40 mil anos, na Europa, já havia uma certa divisão de trabalho entre homens e mulheres. Enquanto eles se encarregavam da caçada, elas, acompanhadas das crianças, coletavam frutos silvestres, que não só completavam a alimentação, como muitas vezes eram um importante item da dieta.

Tempero diferente

Parte da caça era assada para consumo imediato em fogueiras coletivas. Existem poucos dados sobre o uso de temperos, mas é possível que cinzas tenham servido para salgar os alimentos. Uma grande parte do animal abatido podia ser transformada em carne seca e armazenada para o consumo no inverno. O fogo era obtido com faíscas da fricção de pedras e gravetos.

A partilha

As famílias dos homens que participaram da caçada dividiam entre si o animal capturado. A carne era cortada com facas e talhadores lascados em pedras. A pele era retirada com cuidado – com o uso de facas e raspadores de pedra ou ossos -, pois servia como matéria-prima para fazer roupas e cobrir cabanas.

Artesanato de guerra

Lanças, flechas e arcos usados nas caçadas eram feitos de madeira. As pontas das lanças e das flechas podiam ser de osso ou de pedra lascada. É difícil dizer com certeza quem fazia esses objetos, mas provavelmente era uma tarefa masculina.

Leia também:

– Como er ao sexo na Pré-História?

– O que separa a história da pré-história?

– Desde quando o homem fala?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.