Como podem as cobras engolir bichos maiores do que elas?

O corpo delas é feito especialmente para sofrer grandes adaptações de formato. “A pele é bastante elástica, as costelas são móveis e os ossos, altamente maleáveis”, afirma o biólogo especializado em répteis Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo. As primeiras transformações ocorrem já no momento do bote. Em espécies como a jararaca e […]

Atualizado em 22 fev 2024, 10h59 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

O corpo delas é feito especialmente para sofrer grandes adaptações de formato. “A pele é bastante elástica, as costelas são móveis e os ossos, altamente maleáveis”, afirma o biólogo especializado em répteis Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo. As primeiras transformações ocorrem já no momento do bote. Em espécies como a jararaca e a cascavel, o ângulo de abertura da boca chega a 180º. “Assim os dentes ficam direcionados para a frente”, diz Otávio. Após abocanhar sua presa deformando temporariamente o próprio crânio, a cobra libera enzimas que digerem a maior parte do alimento. As sobras da generosa refeição, como pêlos, penas, escamas, unhas ou dentes, acabam eliminadas pelas fezes. Além de sua capacidade de abrir exageradamente a boca, as cobras que comem ovos têm outra particularidade: contam com uma vértebra especial que apresenta um pequeno prolongamento usado para quebrar o ovo. Depois que a clara e a gema são ingeridas, a casca é regurgitada pela serpente.

Abertura máxima