Como são feitos os enxertos de plantas?

O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras. Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade. O que há […]

Por Diogo F. Gomes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h31 - Publicado em 23 ago 2010, 17h29

O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras. Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade. O que há em comum entre as técnicas (veja abaixo) é que o cruzamento precisa de duas plantas: o enxerto e o porta-enxerto. A primeira planta geralmente é chamada de garfo ou cavaleiro (é a árvore que, no final, vai produzir os frutos) e a segunda planta é chamada de cavalo ou cavalinho (é a que vai dar suporte, fornecendo água e nutrientes). A principal vantagem desse método é que o porta-enxerto permite cultivos em regiões onde em condições normais não aconteceriam, seja por condições climáticas, seja pela presença de pragas.

Plantão médico