GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conheça a escape de Jogos Mortais em que você começa acorrentado

Escape room imita a mesma situação da franquia de terror: os jogadores começam vendados e presos, num ambiente assustador cheio de "armadilhas fatais"

Se existe uma franquia cinematográfica que nasceu para inspirar uma escape room, é a de Jogos Mortais. O primeiro filme, de 2004, já era organizado como um grande jogo, onde só os mais corajosos (ou dispostos a cometer atos desumanos) seriam capazes de escapar com vida. A estrutura foi repetida em nas seis continuações (a mais recente, de 2017)… e agora chegou à Escape Time.

A sala Jogos Mortais ocupa todo o novo anexo da unidade localizada no Brooklyn, em São Paulo. E conta com um diferencial: para simular uma experiência próxima à do filme, em que o protagonista nada sabe sobre seu captor ou como foi parar em sua câmara de tortura, os jogadores são vendados com um capuz antes de entrar no cômodo. E, lá dentro, são acorrentados individualmente.

 

 (Escape Time/Divulgação)

A primeira missão portanto, é descobrir como se soltar – e só então o grupo poderá explorar o ambiente. Como toda escape room (diversão em que os participantes precisam solucionar uma série de enigmas em menos de 60 minutos para escapar de uma sala trancada), o novo desafio criado pela Escape Time envolve muitos cadeados, pistas escondidas, testes de lógica e portas secretas.

Outros elementos, exclusivos da sala, ajudam na caracterização e no clima do jogo. Por exemplo, órgãos humanos (de mentira, claro) e algumas “armadilhas” extraídas diretamente dos filmes – entre elas, a mais famosa (e agoniante) de Jogos Mortais 2. Obviamente, nesta versão, ninguém corre o risco de se machucar. O medo e o suspense, porém, são reais.

 

Outro diferencial em relação a outras salas de fuga é que, em certos momentos, tal qual nos filmes, os jogadores poderão tomar decisões morais que terão impacto no desenrolar da brincadeira. Por exemplo: não é necessário resgatar todos os acorrentados no início do jogo para prosseguir. Você deixaria seu colega para trás, se isso lhe garantisse preciosos minutos extras para solucionar outros enigmas?

Embora ela seja classificada pela Escape Time como “difícil”, com uma taxa de sucesso de cerca de 10%, a sala é razoavelmente intuitiva. E conta com uma boa variedade de recursos e desafios, o que a torna ideal para grupos grandes. O serial killer aparece de tempos em tempos numa televisão para intimidar os participantes – mas vale mais a pena prestar atenção na monitoria, via walkie talkie, que pode lhe dar dicas essenciais para sua sobrevivência. Se ela estivesse disponível nos filmes, talvez ninguém teria morrido…

 

ESCAPE TIME – sala Jogos Mortais
Av. Nova Independência, nº 1056, Brooklin
São Paulo – SP
telefones: (11) 4324-0050 e (11) 93146-2646
horário de funcionamento: todos os dias, das 13h às 22h
valor: R$ 69 por pessoa (de segunda a quinta) ou R$ 79 por pessoa (de sexta a domingo)
mínimo de 3 jogadores, máximo de 10, todos acima de 16 anos