Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

De onde surgiu o desenho que representa o coração?

Existem teorias, mas nenhuma é certa. Confira algumas versões da figura e seus significados.

Por Bruno Machado Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 7 ago 2014, 18h54

PERGUNTA André Leonardo Vieira, Joinville, SC

Existem algumas teorias, mas nenhuma é certa. Alguns colocam a origem no Egito antigo, outros antes disso, em pinturas rupestres, e outros mais à frente, na Idade Média. O fato é que o símbolo (ou algo parecido com ele) teve vários formatos ao longo da história, e já representou a imortalidade, a coragem, a vitalidade, e claro, o amor. Confira algumas versões da figura e seus significados.

1250 A.C.: HIERÓGLIFOS

Para os egípcios, o órgão, representado pelo símbolo ib na sua escrita sagrada, era a fonte de todas as emoções. Por seu formato similar ao do coração, o pêssego também era associado à fertilidade e à vida.

+ O que significavam os hieróglifos do Egito antigo?

+ Como surgiram os sinais de pontuação?

SÉCULO 5 A.C.: FOLHA DE HERA

Segundo alguns estudos, a folha de hera (planta dogênero Hedera), símbolo da imortalidade e poder para os gregos antigos, deu origem ao símbolo que conhecemos hoje.

Continua após a publicidade

SÉCULO 15: AMOR.ICON

Na Idade Média, o ícone começou a aparecer em imagens religiosas, como o amor de Cristo pela humanidade. Também surge em livros e obras de arte que celebravam a paixão entre homens e mulheres.

+ Como eram contados os anos antes de Cristo?

+ Como surgiram os naipes dos baralhos?

SÉCULOS 15 E 16: BARALHO

Na versão francesa do jogo, o naipe de copas simbolizava o clero. Os naipes de paus, ouros e espadas simbolizavam os camponeses, os comerciantes e a nobreza, respectivamente.

FONTES Artigo Símbolo do Coração, de Paulo R. Prates, cirurgião cardiovascular do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Continua após a publicidade
Publicidade