Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

É verdade que o Brasil inventou os selos em braille?

Por Estúdio ABC
Atualizado em 8 mar 2024, 10h25 - Publicado em 24 set 2015, 19h18
braille-selo

O Brasil emitiu o primeiro selo do mundo com legendas em braille – a linguagem para cegos – em 1974. Sim, o serviço postal do país saiu na frente com um grande passo para a inclusão. Com a legenda “O homem cego é um cidadão participante”, o selo foi o pontapé na filatelia para cegos. Em 1979, para comemorar os 150 anos da primeira publicação em braille no mundo, o Brasil emitiu um novo selo com a legenda “Ao tocar os relevos de papel, o cego participa da evolução do mundo”.

Em 2013, os Correios homenagearam a Fundação Dorina Nowill, uma instituição que busca a inclusão de pessoas com deficiência visual no acesso à educação e à cultura. Dorina, representada na emissão, foi a primeira aluna cega de uma instituição de ensino regular no Brasil – ela criou uma editora e batalhou para amenizar a enorme carência de livros em braille.

Hoje, existem mostras especiais, onde se pode tocar nas peças escritas em braille – nas outras exposições, geralmente há uma proteção para os selos – ou com imagens em alto-relevo.

Continua após a publicidade

Você sabia?

Se você quiser enviar cartas em braille, pode usar os serviços da Central Braille dos Correios. Com autorização do remetente e do destinatário, ela transcreve cartas para o braille e para a escrita comum. Para usar o serviço, é preciso se cadastrar e encaminhar suas correspondências para o endereço da central.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.