Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É verdade que o Brasil inventou os selos em braille?

Por Estúdio ABC
Atualizado em 8 mar 2024, 10h25 - Publicado em 24 set 2015, 19h18
braille-selo

O Brasil emitiu o primeiro selo do mundo com legendas em braille – a linguagem para cegos – em 1974. Sim, o serviço postal do país saiu na frente com um grande passo para a inclusão. Com a legenda “O homem cego é um cidadão participante”, o selo foi o pontapé na filatelia para cegos. Em 1979, para comemorar os 150 anos da primeira publicação em braille no mundo, o Brasil emitiu um novo selo com a legenda “Ao tocar os relevos de papel, o cego participa da evolução do mundo”.

Em 2013, os Correios homenagearam a Fundação Dorina Nowill, uma instituição que busca a inclusão de pessoas com deficiência visual no acesso à educação e à cultura. Dorina, representada na emissão, foi a primeira aluna cega de uma instituição de ensino regular no Brasil – ela criou uma editora e batalhou para amenizar a enorme carência de livros em braille.

Hoje, existem mostras especiais, onde se pode tocar nas peças escritas em braille – nas outras exposições, geralmente há uma proteção para os selos – ou com imagens em alto-relevo.

Continua após a publicidade

Você sabia?

Se você quiser enviar cartas em braille, pode usar os serviços da Central Braille dos Correios. Com autorização do remetente e do destinatário, ela transcreve cartas para o braille e para a escrita comum. Para usar o serviço, é preciso se cadastrar e encaminhar suas correspondências para o endereço da central.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.