Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

É verdade que o joão-de-barro, ao flagrar a fêmea com outro macho em sua casinha, fecha a porta?

Essa lenda popular, apesar de bastante difundida, não tem o menor fundamento. “Embora grande parte das aves seja monogâmica, não existem estudos que demonstrem se o joão-de-barro é ou não fiel”, afirma a bióloga Adriana Akemi Kuniy, da Sociedade Brasileira de Ornitologia. O que se sabe é que a casinha é construída em conjunto pelo […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h29 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

O que se sabe é que a casinha é construída em conjunto pelo macho e pela fêmea, também conhecida como joaninha-de-barro ou maria-de-barro. Para sua instalação, o casal geralmente escolhe locais abertos como postes de iluminação, árvores isoladas e traves das porteiras. Juntos, eles levam aproximadamente 18 dias para construir o ninho, que tem o formato de um forno e é feito com barro úmido e um pouco de esterco, misturado à palha. Um prodígio da natureza, essa casinha é constituída por uma bola de barro com cerca de 30 centímetros de diâmetro, dividida em duas câmaras e com paredes de 5 centímetros de espessura. O compartimento maior é usado pela fêmea para depositar seus ovos, o que acontece a partir de setembro.