GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É verdade que os oceanos são menos salgados perto do Equador?

Parece história para boi dormir... Mas é verdade.

Sim: o mar perto do Equador é sempre menos salgado. Isso acontece porque nessa região do globo, apesar do calor intenso, o volume de água que chega ao mar com as chuvas supera a porção que evapora – ou seja, o excesso de água da chuva dilui o sal.

Um bom exemplo desse processo é a costa caribenha da Nicarágua. Lá chove em média 3 500 milímetros ao ano e, no mês mais quente, o máximo que evapora é 154 milímetros. Por isso, a salinidade do mar lá é baixíssima, embora não seja a menor do planeta: a faixa equatorial do Pacífico registra índices ainda menores.

A média de salinidade marinha de todos os oceanos é de 35 gramas de sais em 1 quilo de água, mas na porção do Pacífico que banha o Sudeste Asiático ela cai para 33. Já nas latitudes médias, como no sul do Brasil, acontece o contrário: evapora mais do que chove, o que faz a salinidade beirar os 37 gramas por quilo de água.

“A diferença de dois pontos parece pouca, mas é muita coisa. Pequenas variações na salinidade são o suficiente para alterar significativamente a densidade da água”, afirma a oceanógrafa Olga Sato, da USP.