Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É verdade que vacas têm quatro estômagos?

Por Luiza Wolf
Atualizado em 22 fev 2024, 10h48 - Publicado em 6 fev 2012, 15h30

Sim, é verdade. As vacas têm um estômago peculiar (com quatro cavidades), responsável pelo longo processo de alimentação. Essa característica (de mastigar e engolir várias vezes) foi desenvolvida para ajudar na digestão. E graças aos fungos, protozoários e bactérias presentes nos estômagos, tudo o que é ingerido é transformado em nutrientes e proteína animal, aumentando o leque de fontes alimentares.

Vaca

A relação é simbiótica, em que todos saem ganhando. A bactéria, por exemplo, se aproveita do que a vaca come e isso faz com que a celulose, presente nas fibras, seja mais bem aproveitada pelo animal. Apesar das semelhanças, nem todos os ruminantes têm quatro estômagos. Camelos e lhamas, por exemplo,são chamados de pseudo ruminantes, já que possuem uma cavidade a menos devido ao processo evolutivo.

De grama em grama

Veja como funciona o sistema digestivo de uma vaca

1. Após uma rápida mastigação, o alimento desce pelo esôfago e chega ao rúmen, o primeiro pré-estômago. Lá, as bactérias começam a fermentação para digerir a comida, auxiliadas pelo movimento das paredes do órgão

2. O alimento passa para o retículo, que tem a função de selecionar as partículas de nutrientes e reter corpos estranhos. Esse estômago trabalha junto com o rúmen, contraindo-se para causar a regurgitação

3. Após voltar à boca e ser engolida pela segunda vez, a comida chega ao omaso, que é como um inspetor de qualidade. Ele retira água, ácidos graxos e minerais do bolo alimentar e descarta o que não será mais útil na digestão

4. Já no abomaso ocorre a digestão de fato. Assim como acontece no organismo de todos os animais, há uma produção de suco gástrico e a digestão enzimática antes de enviar o conteúdo para o intestino.

Continua após a publicidade

Fontes: Enrico Lippi Ortolani, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP; Filipe Alexandre Boscaro de Castro, do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Luiz Paulo Sartori de Castro, médico veterinário responsável pela nutrição e reprodução de gado da Fazenda São Luiz.

LEIA MAIS

– Por que a vaca é sagrada na Índia?

-Por que as vacas lambem sal?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.