GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Notícia BOA e QUENTE: “Designated Survivor” estreia na Netflix

Netflix lança "Designated Survivor", série em que Kiefer Sutherland "herda" a presidência dos EUA após um atentado eliminar toda a linha sucessória

Designated Survivor

Se você sempre sonhou com uma bomba explodindo todos os políticos do país, uma novidade na Netflix brasileira o fará pensar duas vezes. Na mesma semana das eleições presidenciais americanas, o serviço de streaming acabou de disponibilizar Designated Survivor, uma das melhores e mais comentadas séries da temporada 2016/2017 da TV aberta norte-americana.

A trama explora um recurso real na democracia dos EUA: quando há uma grande reunião de líderes do Executivo e do Legislativo em um único local, um membro do gabinete do presidente é selecionado como o “Sobrevivente Escolhido” – ele assumirá o poder caso toda a linha sucessória da presidência seja eliminada nesse evento.

Designated Survivor

E é exatamente isso que ocorre na série: Kiefer Sutherland (da série 24 Horas) interpreta Tom Kirkman,  um simples membro da Secretaria de Habitação, sem nenhuma ambição política, mas que herda o cargo mais poderoso do mundo depois que uma bomba explode durante um pronunciamento do presidente no Capitólio. Todos morrem – incluindo o vice e os membros do Congresso.

Além de ter que lidar com um trabalho estressante e muito mais complexo do que ele jamais imaginou, Kirkman precisa apaziguar a população, já que o país entra em caos imediato diante do pior atentado terrorista em solo norte-americano desde o 11 de Setembro de 2001. A crise também é política: governadores e outros membros remanescentes do alto escalão contestam a legitimidade de Kirkman no cargo (ou mesmo se está apto a ele, ou se deveria haver uma nova eleição).

Mas a série não é só intriga política. Afinal, o FBI e a CIA tentam conduzir uma investigação, cada vez mais cabeluda, sobre quem (ou o quê) provocou o atentado terrorista. Essa subtrama é comandada por Maggie Q (da série Nikita e de Missão Impossível 3), uma agente desconfiada de que há muito mais por trás desta tragédia.

Designated Survivor

A série foi uma das mais elogiadas (e comentadas) na nova safra da TV americana. O canal ABC já confirmou que ela terá uma temporada completa, com 22 episódios. Por enquanto, a Netflix, que é parceira na produção, só liberou no Brasil o primeiro capítulo. Os próximos virão semanalmente, às terças.

Ironicamente, o criador do show, David Guggenheim revelou recentemente que sua ideia original oferecida à ABC era uma série sobre uma invasão alienígena. O aspecto do “Sobrevivente Escolhido” era apenas uma subtrama nesse roteiro. Mas os executivos do canal identificaram o potencial dramático dessa história e pediram que ele bolasse um script focado só nisso. É uma boa notícia para Kirkman: às vezes, o substituto pode ser melhor do que o original.