Clique e assine com até 75% de desconto

O que aconteceria se chovesse tudo de uma vez?

Por Roberta Faria e Suzana Paquete Atualizado em 4 jul 2018, 20h18 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

O primeiro efeito seria um aguaceiro dos diabos nas regiões tropicais, que são úmidas e quentes. Nas regiões secas, onde há pouco vapor de água na atmosfera, haveria no máximo uns chuviscos. Mesmo assim, os estragos das enchentes e deslizamentos seriam enormes, porque não haveria tempo para a terra absorver a chuvarada repentina. O que aconteceria depois? Os cientistas imaginam pelo menos duas hipóteses. “Se chovesse tudo de uma vez, a Terra perderia suas nuvens, que ajudam a segurar o calor junto à superfície. Sem elas, a temperatura do planeta cairia abaixo de zero, formando uma enorme camada de gelo no continente”, afirma o físico Nelson Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Mas para o meteorologista Marcelo Seluchi, também do INPE, o planeta não entraria nessa gelada. “Depois de um friozinho à noite, a temperatura subiria 10 ºC. Como os dias sem nuvens são mais quentes, boa parte da água evaporaria.” Claro que, depois de evaporar, a água cairia de novo, mas cada vez menos, até quetudo voltasse à normalidade. Nisso, os cientistas concordam: a atmosfera busca naturalmente alcançar o equilíbrio anterior. Mas vale dizer que essa superchuva é quase impossível de acontecer. Afinal, a temperatura do planeta não sofre alterações drásticas, que possam gerar essa catástrofe.

Chovendo no molhado
Megatempestade afetaria cidades próximas a rios

GLUB, GLUB

A chuva faria o nível dos oceanos subir apenas 5 centímetros — no ritmo normal do planeta, seriam necessários 50 anos para atingir esse aumento. As grandes tragédias aconteceriam nos rios, que subiriam bem mais e poderiam deixar cidades inteiras embaixo d’água

ARCA DE NOÉ

O dilúvio mexeria com toda a fauna. Animais se afogariam nas enxurradas e pássaros migrariam para zonas mais secas. Depois da tempestade, muitos bichos morreriam pela dificuldade de encontrar comida nas terras devastadas. Só as espécies marinhas não sofreriam

DA LAMA AO CAOS

Nas cidades litorâneas e à beira de rios, a chuva causaria desmoronamentos e alagaria ruas. Os sistemas de água e esgoto ficariam comprometidos com o imenso volume de água, levando lama e detritos para as ruas e deixando as casas sem abastecimento

ENTRANDO NUMA FRIA

A temperatura do planeta cairia com o aguaceiro — os cientistas só não sabem quanto.

Logo na manhã seguinte, o calor do Sol poderia fazer parte da água evaporar. Um nevoeiro dominaria as cidades e daria início a uma nova chuva, mas menos intensa que o supertoró