Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

O que é a Maldição do Faraó?

Tudo começou em 1923, quando Howard Carter, um arqueólogo inglês, descobriu a tumba do faraó Tutankamon

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h57 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Trata-se de uma sucessão de coincidências macabras que acabaram criando um mito. Tudo começou em 1923, quando Howard Carter, um arqueólogo inglês, descobriu a tumba do faraó Tutankamon, no Egito. Seis anos depois, 22 exploradores da equipe que participara das escavações estavam mortos, entre eles o lorde inglês George Carnarvon, financiador do grupo. Isso serviu de gancho para o jornalista Arthur Merton, também inglês, ressuscitar uma velha lenda egípcia sobre a má sorte reservada para quem perturbasse as múmias: a tal maldição do faraó. Carnarvon, porém, foi vítima de uma infecção causada por picadas de mosquito. Não demorou também para surgirem explicações científicas para as outras mortes. “Como o local esteve fechado por três milênios, a hipótese mais aceita é a de que houve uma contaminação por fungos”, diz o egiptólogo Antonio Brancaglion, da Universidade de São Paulo (USP).

Em compensação, em 1969, um dos únicos sobreviventes da expedição de Carnarvon deu uma entrevista a uma TV inglesa dizendo não acreditar na tal maldição. Ao sair do estúdio, ele sofreu um sério acidente de carro e quase morreu. Eta, mundo estranho!

Leia também:

– Como era vida de um Faraó?

– Como era a morte de um Faraó?

– Quem foi Tutankamon?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.