PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O sal de fruta, que combate o mal-estar, tem sal e fruta mesmo?

Sim, o remédio mistura ácidos extraídos de frutas com uma composição de sais: bicarbonato de sódio e carbonato de sódio – o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha, não entra na fórmula. Um dos principais ingredientes do sal de fruta é o ácido anidro, que “está na maioria das frutas, sobretudo em […]

Por Fred Linardi
Atualizado em 22 fev 2024, 11h31 - Publicado em 1 jul 2010, 16h49

Sim, o remédio mistura ácidos extraídos de frutas com uma composição de sais: bicarbonato de sódio e carbonato de sódio – o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha, não entra na fórmula. Um dos principais ingredientes do sal de fruta é o ácido anidro, que “está na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja, sendo responsável pelo sabor ácido e refrescante do produto, explica Gilberto de Nucci, professor de farmacologia e biomedicina da USP. Melaço de cana e sucos de frutas como tamarindo, abacaxi e uva são as principais matérias-primas. Muita gente, aliás, pensa que o nome Eno, de uma marca de sal de frutas, se deve ao ácido tartárico, presente em uvas e vinhos, na composição. É que o termo “eno” é usado em palavras relacionadas à uva, como enologia (ciência que estuda vinhos). Na verdade, o remédio foi batizado com o nome do inventor, James Crossley Eno. Por volta de 1846, o britânico começou a vender o produto para marinheiros e outros trabalhadores que sentiam enjoos no mar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.