Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Os 10 maiores revolucionários da história

Conheça os líderes que chegaram ao poder, criaram novos países (em alguns casos) e sempre influenciaram outros povos pelo mundo

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 7 mar 2023, 15h37 - Publicado em 21 set 2011, 20h08

10- VIRACASACAS

Jean-Jacques Dessalines (1758-1806)

Quando: 1804

Afetou: 430 mil pessoas

Anos antes dos movimentos de independência da América Latina, um escravo nascido em Guiné venceu as tropas de Napoleão e transformou o Haiti em um país independente. Dessalines envolveu-se com grupos armados na adolescência e foi aclamado como imperador do novo país em 1804. Morreu dois anos depois, com fama de ditador, tentando conter um grupo de rebeldes.

9 -LIBERTADOR DA AMÉRICA

Simon Bolívar (1783-1830)

Quando: 1819

Continua após a publicidade

Afetou: 2,4 milhões de pessoas

Bolívar ajudou a libertar seis países (Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Venezuela e Peru). Além de liderar os exércitos locais contra a Espanha, ele também idealizou um país democrático, a Grã-Colômbia, que reunia os atuais Panamá, Venezuela, Equador e Colômbia. A nação surgiu em 1819 e rachou após sua morte.

8 – DERROTADO E INFLUENTE

Maximilien de Robespierre (1758-1794)

Quando: 1789

Afetou: 2,8 milhões de pessoas

Continua após a publicidade

Nenhum outro movimento foi tão influente quanto a Revolução Francesa, que teve este intelectual entre seus principais líderes. Curiosamente, na própria França, o movimento durou pouco, provocou milhares de mortes na guilhotina e acabou com Napoleão assumindo o poder. Mas os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade permaneceram.

7 – MANTEVE A TERNURA

Fidel Castro (1926-2016)

Quando: 1959

Afetou: 5,8 milhões de pessoas

Uma revolução é um movimento popular organizado para derrubar um governo – definição perfeita para a turma do Fidel. Começando com apenas 82 pessoas, ele atravessou Cuba, angariou apoio e chegou ao poder. O companheiro Che Guevara tentou repetir o exemplo no Congo e na Bolívia sem sucesso.

Continua após a publicidade

6 – O DONO DA CIDADE

George Washington (1732-1799)

Quando: 1776

Afetou: 2,5 milhões de pessoas

Após a guerra pela independência, o grande líder militar dos EUA foi também o primeiro presidente da nova nação. Para garantir que o país não fosse invadido, não se desmembrasse e também não se transformasse em uma federação, ele recorreu a toda a sua habilidade política. De quebra, ainda escolheu o lugar para construir a capital, batizada em sua homenagem.

5 – LIBERDADE OU MORTE

Guilherme de Orange (1533-1584)

Continua após a publicidade

Quando: 1579

Afetou: 2,4 milhões de pessoas

Se Holanda e Bélgica são hoje nações autônomas, é por obra deste homem. Orange iniciou o movimento para vencer o exército da Espanha, um dos mais poderosos da época. Ele morreu antes de ver os Países Baixos conseguirem a independência definitiva, que só viria em 1648. A bandeira de sua família inspirou a da Holanda.

4 – REVOLUÇÃO TIRÂNICA

Mao tsé-tung (1893-1976)

Quando: 1949

Continua após a publicidade

Afetou: 541 milhões de pessoas

Nem todo revolucionário é democrático – ele pode chegar ao poder com apoio popular e depois instalar uma ditadura. Foi o que aconteceu com Mao. O líder começou a reunir simpatizantes na China em 1927, atravessou o país na década de 1930 e apenas em 1949 levou os comunistas ao controle da nação. Ficou no poder até o fim de sua vida e foi o responsável direto pela morte de estimados 50 milhões de pessoas.

3 – VITÓRIA PELA PAZ

Mahatma Gandhi (1869-1948)

Quando: 1947

Afetou: 350 milhões de pessoas

É difícil imaginar uma revolução sem guerra, mas ele conseguiu. Com a política de não-violência, que durou 20 anos e o levou a encarar a prisão várias vezes, ele mobilizou a opinião pública internacional e criou condições políticas que permitiram que a Índia se tornasse independente depois de nove décadas dominada pelos ingleses.

2 – FOICE E MARTELO

Vladimir Lênin (1870-1924)

Quando: 1917

Afetou: 150 milhões de pessoas

Muitos dos maiores líderes da história não eram militares, mas intelectuais bons de papo, que conseguiam mobilizar as pessoas. Lênin era um jovem sem interesse por política e com uma carreira garantida na Rússia dos czares. Aos 16 anos, quando seu irmão foi preso por tentar matar o imperador Alexandre III, ele adotou o marxismo e liderou a revolução mais influente do século 20.

1 – UM GRANDE IMPERADOR

Júlio César (100-44 a.C.)

Quando: 44 a.C.

Afetou: 45 milhões de pessoas

Após vencer uma longa guerra civil contra o senador Pompeu, ele transformou a República Romana num império que só iria acabar oficialmente no ano 476. Foi uma mudança tão radical que levou os romanos, já muito poderosos, a reforçar seu exército e ocupar lugares tão distantes quanto a Inglaterra. Após 14 anos de governo e de grande popularidade, César foi assassinado, mas permaneceu influente: Roma continuou se expandindo e ajudou a moldar o Ocidente como nós o conhecemos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.