GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Para que serve a chave de fenda sônica, de “Doctor Who”?

O "canivete suíço cósmico" ganhou novas habilidades conforme era necessário

Doctor Who

A arma mais tradicional da série britânica Doctor Who surgiu em 1968, com o Segundo Doutor. Desde então, se tornou um “canivete suíço cósmico”, ganhando novas habilidades conforme era necessário, para os roteiristas,tirar o protagonista de diversas enrascadas. Ela chegou a ser vetada nos roteiros da década de 1980: os produtores diziam que a ferramenta garantia uma “saída fácil” para problemas. Com a volta da série, no entanto, a chave de fenda sônica ganhou força total. Confira algumas de suas funções já comprovadas.

Veja também
  • query_builder
  • query_builder

1) CONTROLAR ÁTOMOS E MOLÉCULAS

O Nono Doutor já ameaçou usar o aparelho para tornar um vinho do Porto muito inflamável, transformando-o em uma arma letal. Também é possível acender velas e trincar vidros, além de cortar paredes e outros tipos de barreiras.

2) DETECTAR VIDA ALIENÍGENA

É possível detectar a presença de outras formas de vida nas proximidades. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de traços de calor registrados pela chave de fenda sônica. É importante para saber se há inimigos por perto ou, como já aconteceu, encontrar um bebê na casa.

3) ESCANEAR ELEMENTOS DE OUTROS PLANETAS

Para ajudar em aventuras em épocas e planetas desconhecidos, o Doutor pode fazer análises com a ferramenta. É possível verificar emissões de enxofre, checar uma rachadura na parede ou escanear um uniforme de astronauta

4) FAZER PEQUENOS EXAMES MÉDICOS

Com seu aparelho milagroso, o Doutor pode escanear DNA. A habilidade se estende a pequenas tarefas médicas, como detectar infecções e curar ferimentos. Como registra traços genéticos, também é útil para descobrir se alguém está disfarçado.

Veja também
  • query_builder

5) OPERAR COMPUTADORES

Ter uma chave de fenda sônica é ser um pouco hacker. Ela pode invadir sites, desativar sistemas de segurança, reverter aparelhos de teleporte, acessar o sistema central de uma estação espacial e modificar hologramas, entre outras peripécias tecnológicas.

6) CONTROLE REMOTO UNIVERSAL

Apertar um botão pode fazer com que ela controle outros aparelhos, principalmente (mas não necessariamente) eletrônicos. Ela já foi usada, por exemplo, para estourar minas terrestres, desativar câmeras de vídeo e controlar um elevador.

7) ARROMBAR PORTAS

É uma das funções mais comuns da chave de fenda sônica. A ferramenta pode abrir praticamente qualquer porta ou cadeado, com algumas exceções. Não funciona em fechaduras sem maçanetas ou em portas feitas de madeira.