Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que a porta do freezer trava logo que a gente fecha?

Ao contrário do que parece, não é por causa de algum dispositivo para economizar energia. A culpa é da natureza mesmo. Afinal, o próprio ar da cozinha é que pressiona a porta contra o refrigerador, e você não consegue abri-lo de jeito nenhum. Isso acontece porque, quando abrimos a porta da geladeira, um fluxo de […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h07 - Publicado em 18 abr 2011, 18h52

Ao contrário do que parece, não é por causa de algum dispositivo para economizar energia. A culpa é da natureza mesmo. Afinal, o próprio ar da cozinha é que pressiona a porta contra o refrigerador, e você não consegue abri-lo de jeito nenhum. Isso acontece porque, quando abrimos a porta da geladeira, um fluxo de ar quente acaba entrando no aparelho. Como gases quentes ocupam mais espaço que gases frios, mesmo uma quantidade pequena de ar quente ocupa um bom espaço no freezer. Mas, quando você fecha a porta, esse ar resfria e encolhe. Então a quantidade de ar por centímetro quadrado dentro do freezer fica menor do que fora. Isso significa que a pressão interna é inferior à da atmosfera. Aí, você tenta abrir a porta e não dá, porque o freezer, forçado pela pressão mais forte do lado de fora, acaba quase lacrado. Conforme o tempo passa, vai ficando mais fácil de abrir. “É que existem vazamentos pequenos pelas bordas da porta. Isso faz as pressões de fora e de dentro ficarem parecidas, liberando a abertura. Se a porta ficasse totalmente lacrada, você nunca mais conseguiria abri-la”, afirma o químico Flávio Maron Vichi, da USP.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.