Clique e assine a partir de 8,90/mês

Por que as luas dos outros planetas têm nome e a nossa não?

Por Noêmia Lopes - Atualizado em 4 jul 2018, 20h23 - Publicado em 24 Maio 2013, 16h15

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou. O que acontece é que, com o tempo, o termo lua passou a ser usado para designar qualquer satélite de qualquer planeta, e não apenas o nosso. Ou seja, virou uma maneira genérica para chamar satélites. Essa generalização consta inclusive no dicionário, em que a palavra lua serve tanto para o corpo celeste que circunda a Terra quanto para os satélites dos outros planetas.

MUNDOESTRANHO-134-44-B620

AS LUAS DOS NOSSOS VIZINHOS

Nomes de outros satélites podem ter ligação com o do planeta.

FOBOS E DEIMOS

Continua após a publicidade

São as luas de Marte. Na mitologia grega, Fobos e Deimos são filhos de Ares (Marte, na mitologia romana). O nome do primeiro significa “medo” (é a raiz da palavra “fobia”) e o nome do segundo quer dizer “pânico“.

IO, EUROPA E CALISTO

São algumas das luas de Júpiter. Todas estão relacionadas com Zeus (Júpiter, na mitologia romana). Io era uma donzela que se apaixonou por Zeus, Europa, uma fenícia raptada pelo deus, e Calisto, uma ninfa, querida por ele.

FONTE: Domingos Bulgarelli, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro.

Publicidade