Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

7 técnicas caseiras para aliviar a sinusite

Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.

Por Marcelo Testoni Atualizado em 18 jun 2020, 12h17 - Publicado em 29 abr 2016, 19h00

1. Pegue leve

Assoe uma narina por vez, de leve, para não tapar ouvidos e inflamar as vias. A inflamação ocorre quando parte do muco que deveria sair vai para os seios paranasais – cavidades dos ossos da face. Isso pode agravar o resfriado e causar sinusite.

2. Massagem facial

De dentro para fora, aperte por 3 segundos os cantos do nariz gentilmente com o indicador, subindo o movimento em direção às orelhas e fazendo fricções circulares ao redor da cavidade dos olhos. Faça cerca de 20 círculos em cada direção. O muco começará a escorrer.

3. Beba água

Às vezes excesso de muco é pura desidratação. Beber mais água hidrata o corpo todo e ajuda a afinar o muco gradualmente.

  • 4. Água e sal

    Para desentupir, misture água morna com uma pitada de sal não iodado, que é bactericida e dissolve o muco. Junte as mãos em forma de cuia e aspire a solução. O líquido substitui descongestionantes com esteroides, que contribuem para a perda do olfato.

    5. Esquenta

    Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer. Se não funcionar, inale vapores ou engula líquidos quentes, como chá de camomila, que relaxa as cavidades nasais e facilita a descida da secreção pela garganta.

    6. Quem canta os males espanta

    Para limpar as vias com a voz, sente-se com as costas retas e abrace um travesseiro na altura do peito (isso ajuda a manter a postura). Inspire o máximo de ar que puder.

    7. Faça barulho

    Vibre os lábios e cante “aaah” ou “shhhhh” de forma prolongada. Faça os sons alternando consoantes e vogais para usar diferentes músculos faciais e desgrudar o muco. Repita cinco vezes.

    Fontes Fernando Pochini Sobrinho, otorrinolaringologista do Hospital São Luiz e Maísa Roldan, otorrinolaringologista da Clínica Otorhinus.

    Continua após a publicidade
    Publicidade