Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Por que baleias e golfinhos às vezes encalham nas praias?

Existem várias hipóteses para explicar essas verdadeiras tragédias ecológicas, que vitimam muitas baleias e golfinhos todos os anos. As causas vão desde problemas fisiológicos nos próprios animais, que poderiam prejudicar seu senso de orientação, até interferências provocadas pelo meio ambiente, como mostra a tabela abaixo. “Em espécies gregárias (que vivem em bandos), como golfinhos, botos, […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

Existem várias hipóteses para explicar essas verdadeiras tragédias ecológicas, que vitimam muitas baleias e golfinhos todos os anos. As causas vão desde problemas fisiológicos nos próprios animais, que poderiam prejudicar seu senso de orientação, até interferências provocadas pelo meio ambiente, como mostra a tabela abaixo. “Em espécies gregárias (que vivem em bandos), como golfinhos, botos, baleias-piloto e cachalotes, classificados como odontocetos (‘com dentes’), o encalhe de um animal doente ou desorientado pode levar o grupo todo a encalhar junto, já que esses indivíduos não são abandonados por seus pares. No caso das baleias de barbatana, cientificamente classificadas como misticetos, como a jubarte e a franca, os encalhes geralmente acontecem com animais solitários, já debilitados por alguma doença”, afirma o ambientalista e escritor José Truda Palazzo Jr., coordenador no Brasil do projeto Baleia Franca, que busca proteger uma das espécies de baleia mais ameaçadas de extinção no planeta.

Enquanto alguns indivíduos dos grandes grupos de odontocetos que encalham podem ser salvos – em operações de resgate coordenadas por especialistas -, no caso dos misticetos esses esforços raramente surtem efeito. “O animal socorrido geralmente volta a encalhar e acaba morrendo de desidratação ou sufocamento sob o próprio peso”, diz José Truda.

Enigma marinho
Especialistas apontam sete prováveis razões para esses incidentes

PROBLEMAS INDIVIDUAIS…

1. Fuga de predadores

2. Perseguição a presas perto da costa

3. Doenças diversas

Continua após a publicidade

4. Distúrbios de localização em águas rasas

… E AMBIENTAIS

5. Interferência geomagnética, que provoca erros de navegação

6. Condições dos mares e do relevo submarino complexas

7. Condições meteorológicas adversas

Fonte: Centro de Estudos sobre Encalhes de Mamíferos Marinhos (CEEMAM)

Continua após a publicidade
Publicidade