Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que faz mal recongelar os alimentos?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h14 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55
freezer-420-200

– Que alimentos estão em risco de extinção?

– Quais são os alimentos mais nutritivos que existem?

Esse procedimento aumenta muito o risco de intoxicação pela carga microbiana – que é como os nutricionistas chamam a quantidade de microorganismos presentes em um alimento. Quando ele é congelado, a baixa temperatura impede essa carga de se multiplicar – mas, ao ser descongelado, ele atravessa uma faixa de temperatura, de 15ºC a 50ºC, batizada pelos nutricionistas de zona de perigo. “A razão do nome é que nessa faixa ocorre a proliferação das bactérias presentes no alimento. Se ele permanecer duas horas em temperatura ambiente, elas continuarão se multiplicando: portanto, a comida será recongelada com uma carga microbiana bem maior. Para piorar, ao ser descongelada novamente, ela passará uma segunda vez pela zona de perigo. Tudo isso fará com que a multiplicação de bactérias seja extremamente rápida”, afirma a nutricionista Heloisa Helena Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mundo Estranho, Saúde
Por que faz mal recongelar os alimentos?
LEIA MAIS – Que alimentos estão em risco de extinção? – Quais são os alimentos mais nutritivos que existem? Esse procedimento aumenta muito o risco de intoxicação pela carga microbiana – que é como os nutricionistas chamam a quantidade de microorganismos presentes em um alimento. Quando ele é congelado, a baixa temperatura impede essa carga […]