Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que o avestruz enfia a cabeça no buraco?

Não passa de lenda a história de que os avestruzes enfiam a cabeça no buraco quando estão com medo. “Na verdade, eles encostam o pescoço e a cabeça no chão, mas não chegam a metê-la em buracos”, diz o empresário Fernando Antonio Carlini, que tem uma fazenda de criação de avestruzes em Piedade, interior de […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h07 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Não passa de lenda a história de que os avestruzes enfiam a cabeça no buraco quando estão com medo. “Na verdade, eles encostam o pescoço e a cabeça no chão, mas não chegam a metê-la em buracos”, diz o empresário Fernando Antonio Carlini, que tem uma fazenda de criação de avestruzes em Piedade, interior de São Paulo. Ao pôr a cabeça no chão, o animal escuta melhor a aproximação de algum inimigo. Ao mesmo tempo, arruma uma boa camuflagem, pois deixa à mostra apenas a parte do corpo coberta de penas, o que, de longe, pode parecer um arbusto para um predador. O avestruz (Struthio camelus) é a maior ave existente no planeta, podendo atingir 2,5 metros de altura e mais de 150 quilos de peso.

Ele também é considerado um dos animais mais resistentes, já que pode ficar até oito dias sem beber uma gota d’água. Na África, de onde são originários, vivem em grupos compostos por cinco a 50 indivíduos e, quando se sentem ameaçados, podem correr a uma velocidade de 65 km/h. Desde o final dos anos 90, o avestruz passou a ser criado para fins comerciais no Brasil. Sua carne é famosa pelo baixo teor de gordura.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.