Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que o troféu de torneios esportivos tem formato de taça?

Essa tradição secular começou na Grécia

Por Saulo Sobanski
Atualizado em 22 fev 2024, 10h10 - Publicado em 20 out 2017, 15h33

O costume vem da Grécia antiga. Nos jogos das Grandes Panateneias (festival iniciado em 566 em homenagem à deusa da guerra Atena), o prêmio para vencedores de lutas e eventos atléticos eram ânforas, uma espécie de vaso de cerâmica, decoradas com imagens e contendo cerca de 40 litros de azeite de oliva. Os itens tinham altíssimo valor simbólico: uma ânfora poderia custar o salário de 12 dias de trabalho. Depois de consumido o azeite, as ânforas eram usadas como recordação, um símbolo da vitória. O número de ânforas de azeite que os vencedores levavam para casa variava entre seis e 140. No mundo moderno, os registros mais recentes desse tipo de prêmio vêm do século 17, mais especificamente de 1690 nos EUA, quando taças e cálices de prata de duas alças eram usados na premiação dos vencedores de corridas de cavalo, costume que mais tarde se estendeu a outros esportes, como corridas de vela, tênis e futebol.

FONTES Livros The Ancient Olympic Games, de Judith Swaddling, The Deserts of Hesperides: An Experience of Libya, de Anthony Thwaite, World Ceramics: From Prehistoric to Modern Times, de Marjorie Munsterberg, The Builder, Edição 42, de vários autores, Greek Painted Pottery, de Robert Manuel Cook, e On Panathenaic Vases, and on the Holy Oil Contained in Them, de P. O. Brönsted

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.