Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que os pneus dos aviões são enchidos com nitrogênio?

Porque senão eles explodiriam durante a aterrissagem. Nesse momento, quando os freios do avião são acionados, os pneus esquentam muito, atingindo até 80 ºC, enquanto os próprios freios chegam a 500 ºC! “Tamanho calor faz o interior do pneu liberar compostos de enxofre em forma de gás. Em contato com o oxigênio, eles poderiam explodir”, […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h58 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

Porque senão eles explodiriam durante a aterrissagem. Nesse momento, quando os freios do avião são acionados, os pneus esquentam muito, atingindo até 80 ºC, enquanto os próprios freios chegam a 500 ºC! “Tamanho calor faz o interior do pneu liberar compostos de enxofre em forma de gás. Em contato com o oxigênio, eles poderiam explodir”, diz o engenheiro Alexandre Fleischhauer, que já trabalhou no setor de manutenção da Varig. Como se sabe, o oxigênio, que compõe 20% do ar que respiramos, é um gás fundamental para qualquer combustão – basta cobrir uma vela com um copo para ver como ela apaga rapidamente sem oxigênio. O nitrogênio, por sua vez, é um gás que não entra em combustão facilmente e – o que é mais importante – leva vantagem sobre outros gases com a mesma característica por ser abundante e barato: 78% da atmosfera do planeta é composta por ele. Em 1987, um acordo internacional tornou obrigatório no mundo todo o uso de nitrogênio nos pneus aeronáuticos traseiros, onde se localiza o sistema de freio.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.