Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Por que quando sentimos dor gritamos AAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIII?

Por uma simples questão de costume. Na verdade, não há explicação para a ligação entre o som e o significado de qualquer palavra. É só pensar um pouco: ninguém sabe, por exemplo, por que chamamos casa de “casa” e porta de “porta”. Pela mesma razão, sensações dolorosas poderiam ser representadas por qualquer som. “Mas, quando […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h02 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Por uma simples questão de costume. Na verdade, não há explicação para a ligação entre o som e o significado de qualquer palavra. É só pensar um pouco: ninguém sabe, por exemplo, por que chamamos casa de “casa” e porta de “porta”. Pela mesma razão, sensações dolorosas poderiam ser representadas por qualquer som. “Mas, quando uma pessoa observa outras que gritam ‘ai’ ao sentirem dor, cria-se a convenção de que esse som está associado a sensações dolorosas. É assim que se constrói a linguagem”, afirma o lingüista Ataliba Teixeira de Castilho, presidente da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina. Os sons das interjeições de dor são bastante parecidos em várias línguas. Basta lembrar o aïe do francês, ou o ouch do inglês. Mas a semelhança de pronúncia de certas palavras em diversos idiomas não é uma regra geral. “Porta, por exemplo, é door em inglês.

Isso quer dizer que sons muito distintos também podem representar a mesma coisa”, diz Ataliba. Também não se pode afirmar que o “ai” continuará sendo eternamente usado para se referir à dor. “A língua é viva e se adapta com o passar do tempo. No caso do ‘ai’, o uso constante garante a longevidade da interjeição. Mas pode ser que dentro de décadas ou séculos ela caduque e as pessoas passem a expressar dor de qualquer outra forma”, afirma outro lingüista, Bruno Dallari, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.