Por que se usa a frase “jump the shark” para séries em declínio?
Dois amigos obcecados por "Happy Days" popularizaram a expressão, que se refere ao momento exato em que uma série boa entra em decadência
Nos EUA, a expressão é aplicada para séries em queda, que “já viram dias melhores” e recorrem a truques apelativos para tentar manter o interesse do público ou alavancar a audiência.
Ela é inspirada em um episódio da série Happy Days (1974-1984). No capítulo “Hollywood: Part 3”, o protagonista, Fonzie, foi desafiado a pular por cima de um tubarão (“jump the shark”) enquanto estava esquiando. A cena foi criticada porque contrariou o personagem: no início do seriado, o próprio Fonzie se machucou ao pular de moto e disse que nunca mais faria algo assim. Além disso, a trama não fazia nenhum sentido.
Em 1985, na Universidade de Michigan, o fã Jon Hein conversou com um amigo sobre esse acontecimento e eles concluíram que outros programas também passaram por momentos assim. Em 1997, ele lançou um site com 200 exemplos do exato momento em que séries haviam “pulado o tubarão”, e a expressão se popularizou.
FONTES Sites Net for Begginers, Urban Dictionary e Paste Magazine