Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais os 10 maiores gols da história?

Começou como uma brincadeira da redação, quando a equipe que arrisca suas canelas nos nossos animados rachões resolveu fazer uma lista com os maiores gols de todos os tempos. A discussão pegou fogo e, para colocar o time em ordem, passamos a bola para craques como Falcão, Casagrande e mais nove jornalistas especializados em futebol. […]

Por Rodrigo Ratier
Atualizado em 22 fev 2024, 11h11 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Começou como uma brincadeira da redação, quando a equipe que arrisca suas canelas nos nossos animados rachões resolveu fazer uma lista com os maiores gols de todos os tempos. A discussão pegou fogo e, para colocar o time em ordem, passamos a bola para craques como Falcão, Casagrande e mais nove jornalistas especializados em futebol. Eles tocaram de primeira para nos ajudar a escolher os dez maiores gols da história. Na seleção, levamos em conta tanto a beleza do lance quanto sua importância histórica. O top 10 é bem nacionalista: só obras-primas do argentino Diego Maradona e do holandês Van Basten foram anotadas por craques estrangeiros. O consolo – nada desprezível, aliás – é que os dois gringos lideram o ranking. O recordista de indicações não podia ser outro: Pelé. No geral, ele foi mais votado que Maradona. A diferença é que nossos “boleiros” do júri se lembraram de oito gols inesquecíveis do “rei”, enquanto “Dieguito” concentrou a preferência geral num lance genial da Copa de 86. Encha o peito e solte o grito de “goooooooool” com a gente!

1. DEUS DIEGO MARADONA

Maradona (Argentina) – Argentina 2 X 1 Inglaterra – (Copa do Mundo de 1986)

Aos 6 minutos do segundo tempo, o argentino Diego Armando Maradona arranca do campo de defesa para marcar o maior gol da história. Em apenas 10 segundos, ele percorre 60 metros, enfileirando literalmente meio time inglês: seis súditos de Elizabeth II são iludidos por seus dribles desconcertantes. A genial arrancada que impulsionou o mediano time argentino para o bicampeonato (veja o lance completo abaixo) foi unanimidade entre os “boleiros” do júri.

2. HOLANDÊS VOADOR

Marco van Basten (Holanda) – Holanda 2 X 0 URSS – (Eurocopa de 1988)

A imagem é incrível: depois de receber um cruzamento muito alto da esquerda, o camisa 12 da Holanda emenda direto para o gol de Dasaev, com a bola no ar, num vôo quase sem ângulo na final da Eurocopa de 1988. Eleito o melhor do mundo em 1992, o atacante Van Basten abandonaria os gramados três anos depois, com apenas 30 anos, atormentado por dores violentas no tornozelo direito.

3. NASCIA UM GÊNIO

Pelé (Brasil) – Brasil 5 X 2 Suécia – (Copa do Mundo de 1958)

Na final da Copa, enfrentando os donos da casa, Pelé, então com 17 anos, domina no peito um cruzamento vindo da esquerda, chapela um zagueiro e fuzila para o gol. O cartão de visitas do futuro “rei” já havia aparecido na mesma Copa de 58, com um chapéu em versão mais modesta, no 1 a 0 contra o País de Gales.

4. PERFEIÇÃO ENSAIADA

Carlos Alberto (Brasil) – Brasil 4 X 1 Itália – (Copa do Mundo de 1970)

A conclusão da jogada é um clássico: Pelé rola mansinho na entrada da área para Carlos Alberto, que acerta uma cacetada rasteira no canto direito de Albertosi. Mas essa obra-prima coletiva começa na defesa, com um olé de Clodoaldo, que passa para Rivelino, que lança Jairzinho na esquerda. Este encontra Pelé, que encontra Carlos Alberto, que encontra a rede. Quatro a um, Brasil tricampeão.

5. FILEIRA INFERNAL

Dener (Portuguesa) – Portuguesa 2 X 1 Inter de Limeira – (Paulistão de 1991)

Incorporando Maradona em pleno estádio do Canindé, o abusado atacante da Portuguesa recebe a bola na defesa, enfileira quatro adversários – um deles leva um humilhante “drible da vaca” -, foge da falta e toca na saída do goleiro. A carreira do último craque da Lusa seria tão meteórica quanto sua célebre arrancada: aos 23 anos, Dener morreria num acidente de carro, no Rio de Janeiro, em 1994.

Continua após a publicidade

6. CANHOTA MINEIRA

Éder Aleixo (Brasil) – Brasil 2 X 1 União Soviética – (Copa do Mundo de 1982)

No time de supercraques da Copa de 1982, o ponta-esquerda Éder estava destinado a ser um mero coadjuvante. Isso até os 43 minutos do segundo tempo da estréia: Paulo Isidoro cruza, Falcão abre as pernas e deixa a bola encontrar a canhota do mineirinho, que levanta a pelota e executa um tirambaço. O Brasil vira o jogo e começa na Copa com o pé esquerdo – de Éder.

7. TORPEDO CURVO

Nelinho (Brasil) – Brasil 2 X 1 Itália – (Copa do Mundo de 1978)

Enfrentando a Itália na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil perde por 1 a 0. Sumidão no jogo, o lateral Nelinho desce pela direita e arrisca de fora da área. A bomba cruzada, perfeita, pega um tremendo efeito e morre do outro lado do gol, rente à trave do goleiraço Zoff. É um dos chutes mais curvos da história.

8. SHOW COLETIVO

Jairzinho (Brasil) – Brasil 1 X 0 Inglaterra – (Copa de 1970)

Contra os então campeões do mundo, uma rara combinação de garra, talento e conjunto: pela esquerda da área, Tostão dribla um adversário, roda sobre si mesmo e se livra de mais dois ingleses, tocando de curva para Pelé. Com um leve totó, ele deixa Jairzinho na cara do gol, que solta o foguete para as redes do goleiro Banks.

9. ARTILHARIA AÉREA

Falcão (Internacional) – Inter-RS 2 X 1 Atlético-MG – (Brasileirão de 1976)

No último minuto da semifinal, a dupla Falcão e Escurinho rompe a forte defesa atleticana usando a cabeça. Pela esquerda, Dario lança a bola para Escurinho, que toca para Falcão. Os dois fazem uma incrível tabelinha de cabeça, Falcão chuta de direita e… gol! Tudo ensaiado, como diz Falcão: “Treinamos aquela jogada várias vezes. Diziam para a gente parar que não ia dar certo”. Mas deu…

10. MIL VEZES PELÉ

Pelé (Santos) – Santos 2 X 1 Vasco – (Taça de Prata de 1969)

Só mesmo o “rei” para transformar um pênalti, o gol mais feito do futebol, em um momento histórico. Santos e Vasco empatavam no Maracanã lotado quando Pelé cai na área cruzmaltina. Pênalti. Ele dá a tradicional “paradinha” e chuta no canto esquerdo de Andrada. Gol, o milésimo dele — Pelé foi o primeiro a atingir essa marca.

Continua após a publicidade

1. Recebendo o passe atrás do meio campo, Maradona rodopia com a bola, se livra de dois rivais e dispara em direção ao gol

2. Com velocidade, ele passa pelo inglês Reid, pula Fenwick para evitar a falta, entra na área e dribla o goleiro Shilton

3. Antes do chute, ele ainda recebe um carrinho de Reid. Mesmo caído, Diego empurra a bola para o fundo das redes

Goleada de prêmios
Cinco categorias especiais para completar nosso ranking

MAIOR GOL DE FALTA – Roberto Carlos (Brasil)

Brasil 1 X 1 França (Torneio da França de 1997)

O lateral Roberto Carlos precisou de potência, efeito e precisão para vencer o goleiro Barthez em uma falta inesquecível. O petardo de canhota atinge 103 km/h, pega um superefeito, passa por fora da barreira e estufa a rede no canto esquerdo do gol.

MAIOR GOL DE CABEÇA – Pelé (Brasil)

Brasil 4 X 1 Itália (Copa do Mundo de 1970)

Com uma cabeçada forte como um chute, Pelé abre o placar da decisão do Mundial de 1970. O cruzamento de Rivelino vem alto, mas o “rei” voa para testar no ângulo de Albertosi. O zagueiro italiano Fachetti reconheceria depois: “Subi para cabecear, desci, olhei para cima e Pelé ainda estava no alto. Parecia que podia ficar lá quanto quisesse”.

Continua após a publicidade

MAIOR GOL ROUBADO – Maradona (Argentina)

Argentina 2 X 1 Inglaterra (Copa do Mundo de 1986)

Antes do maior gol da história, Maradona já havia marcado contra a Inglaterra. Aliás, ele não: “Foi o gol da mão de Deus”, diria “Dieguito” ao comentar como ele iludiu o árbitro, desviando a bola com a mão para as redes depois uma dividida aérea com o goleiro Shilton.

MAIOR GOL CONTRA – Oséas (Palmeiras)

Palmeiras 1 X 1 Corinthians (Paulistão de 1998)

O atacante cabeceou um escanteio do corintiano Marcelinho para marcar um golaço contra seu próprio time, o Palmeiras. “Não consegui isolar a bola porque o chute veio rápido e com efeito”, afirmou. Dois anos depois, Oséas reincidiu no “crime” e fez outro gol contra quando jogava pelo Cruzeiro — de novo, de cabeça.

MAIOR GOL NÃO MARCADO – Pelé (Brasil)

Brasil 3 X 1 Uruguai (Copa do Mundo de 1970)

O Uruguai já estava batido, mas Pelé queria deixar seu gol na partida. No final, ele engana o goleiro Mazurkiewicz, passando por um lado e deixando a bola correr de outro. Mais à frente, ele pega a pelota e chuta para o gol. Caprichosa, ela raspa a trave. E sai.

Craques e “peladeiros” do júri: Casagrande (TV Globo); Celso Unzelte (autor de O Livro de Ouro do Futebol); Falcão (TV Globo); Juca Kfouri (TV Cultura e Rádio CBN); Mauro Beting (Bandsports e Rádio Bandeirantes); Milton Neves (TV Record e Rádio Jovem Pan); Paulo Vinícius Coelho (ESPN Brasil); Roberto Avallone (Rede TV! e Rádio Bandeirantes); Rodrigo Bueno (Folha de S. Paulo); Ruy Carlos Ostermann (Zero Hora e Rádio Gaúcha); Sérgio Xavier (Placar); “Boleiros” da Família Super: Adriano Silva, Celso Miranda, Fabio Volpe, Lauro Henriques Jr., Paulo Nogueira e Rodrigo Ratier

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.