Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais são as escolas de samba com mais títulos no Rio e em São Paulo?

A maior campeã do Carnaval carioca é a Portela, com 21 títulos, enquanto a maior colecionadora de títulos em São Paulo é a Vai-Vai, com 12 troféus. Contudo, não se pode esquecer ue a disputa de títulos entre escolas de samba começou bem antes no Rio de Janeiro:enquanto São Paulo teve sua primeira disputa oficial […]

Por Marina Motomura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h23 - Publicado em 18 abr 2011, 18h35

A maior campeã do Carnaval carioca é a Portela, com 21 títulos, enquanto a maior colecionadora de títulos em São Paulo é a Vai-Vai, com 12 troféus. Contudo, não se pode esquecer ue a disputa de títulos entre escolas de samba começou bem antes no Rio de Janeiro:enquanto São Paulo teve sua primeira disputa oficial em 1955, o Carnaval carioca já tinha a competição desde 1932. Além disso, a Vai-Vai é uma escola novíssima se comparada à Portela. Embora tenha surgido como bloco em 1930, a Vai-Vai só evoluiu para uma escola de samba em 1972. Já a Portela também surgiu como bloco (nascido em 1923 com o nome de Baianinhas de Oswaldo Cruz), mas, desde a primeira disputa, em 1932, já se apresentava como escola. Apesar do passado de glórias, as duas agremiações estão na fila há um tempinho:a Portela não é campeã desde 1984 e a Vai-Vai desde 2001. Por outro lado, as atuais campeãs, tanto em São Paulo uanto no Rio, têm uma coleção modesta de troféus. A Império de Casa Verde, ue se sagrou bicampeã paulistana em 2006, e a Unidos de Vila Isabel, vencedora no ano passado no Rio, têm apenas dois títulos cada. As escolas ue estão mais perto de desbancar a liderança de Portela e Vai-Vai são Mangueira, com 16 títulos cariocas, e Nenê de Vila Matilde, com 11 troféus paulistas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.