GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual a altura máxima de voo já atingida por uma ave?

altura-maxima-ave altura-maxima-ave

altura-maxima-ave (/)

Em 1973, um tipo de abutre chamado grifo-de-rüppel (Gyps rueppellii) voou a 11,3 km de altitude. Isso é 2 km mais alto que o pico do Everest! O recorde só foi registrado porque ele colidiu com um avião a essa altura na Costa do Marfim.

Embora a espécie costume subir “apenas” até 6 km, a proeza é possível, já que “esse tipo de ave absorve oxigênio mesmo sob baixa pressão atmosférica”, explica o ornitólogo Bruno Troiano, da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save). Em condições normais, porém, o animal que voa mais alto é o ganso-cabeça-listrada (Anser indicus). Para migrar do sul da Índia para o Tibete, onde deposita seus ovos na primavera, ele tem que atravessar a cordilheira do Himalaia. “Alguns afirmam já ter visto a ave passar pelo Everest, a quase 9 km do nível do mar, mas a maior altitude comprovada foi de 8,2 km”, comenta Enrico Lippi Ortolani, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Consultoria Bruno Troiano, ornitólogo da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) e Dr. Enrico Lippi Ortolani, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

Fonte Guiness World Records 2012