Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Qual poderá ser a causa mais provável da extinção do homem no futuro?

Por Lorena de Oliveira Atualizado em 4 jul 2018, 20h18 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24
desastres ambientais_top10_1

A destruição do meio ambiente pelo homem é a causa mais provável da extinção da espécie. A poluição, a destruição da camada de ozônio e das florestas, entre outras atrocidades ambientais, estão esquentando a Terra. E isso pode provocar uma extinção em massa da biodiversidade. A baixa diversidade é um problemão: quanto mais indivíduos diferentes há em uma mesma espécie, maiores as chances de ter organismos adaptados a mudanças nos lugares em que eles vivem. Com menos variedade, a coisa complica. Além da destruição ambiental, bombas atômicas, asteróides e vírus podem colocar a humanidade na reta. Há ainda um movimento que prega que todos parem de ter filhos para detonar nossa raça por vontade própria.

– O que é o relógio do fim do mundo?

– Quais foram os maiores desastros ecológicos do mundo?

Apocalipse now Homem pode virar pó com aquecimento global, asteróide gigante, guerra nuclear ou arma biológica

CALOR DE MATAR

RISCO DE OCORRER – muito altO

QUANDO – em alguns séculos

O QUE É – O calor derrete o gelo nos pólos, elevando o nível dos mares, que inundam as áreas litorâneas. As inundações e o aumento da temperatura farão com que a quantidade de terras férteis diminua. A situação se agrava com o crescimento populacional. A fome e a sede acabariam matando a galera

COMO EVITAR – A destruição do planeta já começou, mas ainda dá para tentar evitar com atitudes sustentáveis

COLISÃO FATAL

RISCO DE OCORRER – alto

QUANDO – a qualquer momento

O QUE É – Se um asteróide com mais de 1 quilômetro de diâmetro colidisse com a Terra, levantaria tanta poeira que poderia tapar a luz do Sol durante anos. A falta de luz mataria, na seqüência, plantas (que precisam dos raios solares para fazer a fotossíntese), animais (que comem vegetais) e seres humanos (que se alimentam de ambos)

COMO EVITAR – Monitoramento da movimentação do Universo

É BOMBA!

RISCO DE OCORRER – baixo

QUANDO – a qualquer momento

O QUE É – Uma instabilidade política entre qualquer dos países donos de arsenais atômicos, como Estados Unidos e Rússia, poderia detonar uma guerra. Seriam necessárias cerca de 8 mil bombas, de 1 megaton cada, para gerar um inverno nuclear na Terra. E quem não morresse nas explosões veria o Sol ser coberto pela poeira do bombardeio

COMO EVITAR – Destruindo todo o arsenal nuclear do planeta

PESTE GLOBAL

RISCO DE OCORRER – baixo

QUANDO – não é possível prever

O QUE É – Um ataque com um vírus como o da varíola, considerado erradicado desde 1980, ou com um vírus artificial, poderia matar geral. Essa doença é de fácil transmissão – através de gotículas de saliva – e não tem tratamento específico. Os sintomas demoram dez dias para aparecer, tempo suficiente para a peste se espalhar

COMO EVITAR – A contaminação é inevitável – quando as autoridades notassem, a peste já teria se espalhado

Qual poderá ser a causa mais provável da extinção do homem no futuro?
A destruição do meio ambiente pelo homem é a causa mais provável da extinção da espécie. A poluição, a destruição da camada de ozônio e das florestas, entre outras atrocidades ambientais, estão esquentando a Terra. E isso pode provocar uma extinção em massa da biodiversidade. A baixa diversidade é um problemão: quanto mais indivíduos diferentes […]