Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Se o sangue é vermelho, por que nossas veias são verdes?

O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 22 fev 2024, 11h37 - Publicado em 2 fev 2009, 16h29

Veia

Na verdade, nossas veias não são verdes, mas, sim, mais esbranquiçadas. Nós as enxergamos esverdeadas por causa do fenômeno óptico decorrente da mistura entre a cor do sangue e a de nossa pele. A coisa acontece assim: o sangue que passa pelas veias é rico em dióxido de carbono (CO2) – não custa lembrar, as veias levam o sangue dos órgãos de volta ao coração, enquanto as artérias carregam o sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo. Ocorre que a alta concentração de CO2 confere ao sangue um tom vermelho mais escuro. É a combinação dessa tonalidade do sangue venoso com o amarelão da camada de gordura do corpo e da pele que dá a sensação visual de que as veias são verdes. Veja abaixo outras curiosidades sobre esses vasos sanguíneos e algumas diferenças entre eles e as artérias. 🙂

VERMELHO QUE TE QUERO VERDE

Quando a luz incide sobre o sangue, todas as cores do espectro luminoso são absorvidas por esse líquido, exceto o vermelho, o que faz com que ele tenha essa tonalidade a olho nu. A pele e a camada de gordura do corpo possuem tonalidade amarelada. Localizadas entre nossos olhos e o sangue, elas funcionam como um filtro para o vermelho sanguíneo, fazendo com que a cor remanescente do espectro seja o verde.

RIOS SUBTERRÂNEOS

Ao contrário das veias, as artérias não podem ser vistas a olho nu, pois se localizam mais internamente sob a pele .

Continua após a publicidade

QUESTÃO DE CALIBRE

Em geral, como as veias possuem paredes mais flácidas, e daí dilatam mais, numa mesma região do corpo elas têm calibre maior do que as artérias. A artéria femoral, por exemplo, tem 8 mm de diâmetro, enquanto a veia correspondente alcança 10 mm.

PAREDE CONTRA PAREDE

Continua após a publicidade

As paredes das veias são bem mais finas e flácidas do que as das artérias. Isso ocorre porque o sangue venoso não flui com a mesma pressão do que viaja pelas artérias, que sai a toda do coração.

CAMINHO SEM VOLTA

A maioria das veias, sobretudo as localizadas nos braços e nas pernas, possui válvulas unidirecionais, chamadas válvulas venosas. Sua função é evitar o refluxo do sangue causado pela força da gravidade. Elas se abrem para o sangue passar e, em seguida, se fecham, impedindo seu retorno.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.