GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A bicicleta foi inventada por Leônidas da Silva

Quase 20 anos antes dele, um chileno de nome Ramón Unzaga já rodopiava no ar e executava um dos mais belos chutes do futebol

Leônidas da Silva foi um gênio. O Diamante Negro, como ficou conhecido no futebol, jogou em 4 clubes grandes – Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e São Paulo – e foi campeão em todos. Disputou as Copas do Mundo de 1934 (Itália) e 1938 (França) como atacante da seleção brasileira. Da última, voltou artilheiro, com 8 gols. Mas entrou para a história principalmente como inventor da bicicleta – talvez o único título que o craque não mereça de fato.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi no dia 24 de abril de 1932, durante uma partida entre os times Bonsucesso e Carioca (ele jogava pelo primeiro). Quase 20 anos antes, contudo, um chileno de nome Ramón Unzaga Asla já havia inventado um chute igual. Unzaga nasceu na Espanha, mas vivia no Chile desde os 12 anos de idade e se naturalizou quando virou jogador profissional. Em 1914, atuando por seu time – o modestíssimo Club Atletico de Talcahuano – no campeonato chileno, ele arrancou aplausos até da torcida adversária ao executar pela primeira vez uma genuína bicicleta. Na Copa América de 1920, já como integrante da seleção nacional do Chile, Unzaga marcaria um gol contra os argentinos usando o pontapé que inventara 6 anos antes. A imprensa esportiva, encantada com a plasticidade daquela jogada, apelidou-a de “chilena”. E assim a bicicleta é chamada até hoje em todos os países de língua espanhola.

 

Afinal, quem é o pai?
Um argentino e um italiano também reivindicam a invenção da jogada

LUIS INDACO
País – Argentina
Time – Rosário Central
Quando jogou – Anos 20

Era um meia-esquerda habilidoso, que executava a bicicleta com perfeição. Mas tanto sabia que a jogada não era uma invenção sua que ele mesmo a chamava de “chilena”. Antes de jogar no Rosário, Indaco havia passado pelo futebol do Chile.

 

 

CARLO PAROLA
País – Itália
Time – Juventus
Quando jogou – 40 e 50

Ganhou o apelido de Signor Rovesciata (“Senhor Bicicleta”) graças à habilidade com que executava a jogada. Talvez tenha sido o mais elegante da história na execução desse chute, mas nem era nascido quado o chileno Ramón Unzaga já dava bicicletas.