Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Adoçantes artificiais fazem mal à saúde

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

Qualquer instrumento que ajude você a cortar o excesso de calorias é bom, diz Adam Drewnowski, professor de nutrição da Universidade de Washington e integrante do Centro de Pesquisas sobre Câncer Fred Hutchinson, nos EUA. Vistos por esse ângulo, os adoçantes deveriam ter a ficha limpa. Mas não é o que acontece. A sacarina – composto orgânico derivado do petróleo – já ocupou o primeiro lugar no pódio dos suspeitos de causar câncer. Em 1977, um estudo com ratos de laboratório concluiu que ela provocava câncer na bexiga – na época, a Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula os alimentos, quase baniu o produto. Em 2000, chegou-se à conclusão de que o câncer dos ratos tivera outras causas, inocentando a sacarina. Com o aspartame, derivado de aminoácidos, a implicância é parecida: a substância carrega a má fama de liberar metanol (composto químico tóxico) quando exposto a altas temperaturas, o que poderia acontecer durante o preparo de alimentos. Em 2006, o FDA divulgou um relatório afirmando que o produto não provoca câncer, ou qualquer outra doença. Mas ainda tem muita gente paranoica por aí. “A quantidade de metanol é pequena demais para causar danos”, diz a endocrinologista Roberta Villas Boas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.