GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Barras de cereal são boas pra quem pratica exercício

Está cheio de gente por aí que acredita que a barra de cereal é o lanche perfeito para fazer antes ou depois da academia: é fonte de energia, não engorda, tem fibras… Se esse é o seu caso, está na hora de rever seus conceitos alimentares. “Comer uma unidade minutos antes do treino não é o ideal para quem vai encarar uma atividade intensa, como uma hora de corrida, por exemplo”, diz o nutricionista César Grosso, da CNutre Nutrição Inteligente, de São Paulo. Como os principais componentes desses produtos são carboidratos simples, ou seja, de absorção rápida, a energia fornecida por eles é absorvida em poucos minutos. Melhor ficar com os carboidratos complexos (como os encontrados em pães e massas), que são absorvidos de forma mais lenta e regular, garantindo energia a curto e médio prazo.

Também se engana quem acredita que as barrinhas são indicadas para o pós-treino, quando o corpo precisa de uma alimentação que inclua essencialmente carboidratos, para repor o que foi consumido durante a malhação. Nas barras, a quantidade desse nutriente energético é muito pequena. “Depois de treinar, a barrinha de cereal serve apenas para dar uma segurada na fome, caso você demore mais do que meia hora para fazer uma refeição completa, que tenha carboidratos e proteínas”, explica César.

Talvez a confusão venha do fato de que as barras de cereal podem ser um bom complemento para a dieta. A sua verdadeira utilidade está em substituir os lanches entre as refeições. Nesse caso, elas são ótimas, porque amenizam a fome e ajudam você a chegar à mesa com apetite controlado. Mas cuidado: uma barra nos intervalos entre as principais refeições é mais do que suficiente. Elas têm calorias que não devem ser desprezadas – de 60 a 140, dependendo do tipo. “Algumas são tão calóricas quanto um chocolate”, diz César. Na hora de escolher, prefira as que têm mais carboidratos (média de 16 gramas), mais fibras (pelo menos 3 gramas), menos gorduras (não devem ultrapassar 4 gramas) e que sejam adoçadas com mel. O nutricionista sugere evitar as com açúcar invertido e xarope de glicose.

Consumir uma unidade antes do treino não funciona, pois sua energia é absorvida em pouco tempo.