PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cigarro versus bebê

Após exaustivo estudo, o Royal College of Physicians concluiu que o cigarro é o maior fator de risco evitável da mortalidade infantil nos países desenvolvidos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 jul 1992, 22h00

Após exaustivo estudo apoiados em estatísticas dos últimos 20 anos, o Royal College of Physicians, de Londres, foi contundente: o fumo é o maior fator de risco evitável da mortalidade infantil nos países desenvolvidos. A diferença entre o número de crianças de menos de 5 anos internadas em hospitais por causas diversas, cujos pais ou babás são fumantes, e as que habitam um lar de não fumantes na Inglaterra, é de 17000 por ano. Ainda segundo essas conclusões, publicadas em julho último, 4000 abortos involuntários são debitados ao fumo durante a gravidez. O risco é, de fato, 33% maior nas mães fumantes do que nas não fumantes. Já a probabilidade de nascimentos prematuros é multiplicada por dois e o peso médio dos recém-nascidos chega a ser cerca de 227 gramas menor. E isso, mesmo quando apenas o pai dá suas tragadas. Nesse caso, as deficiências são causadas pelo fumo passivo da mãe ou por alterações do esperma no ato da concepção, também conseqüência do cigarro. “As mulheres fumantes devem deixar o tabaco nas três primeiras semanas de gravidez para prevenir o máximo possível estes riscos”, adverte o professor Gilbert Lagrue, do Centro de Auxilio à Desintoxicação do Tabaco do Hospital Henri Mondor, em Créteil, na França. “Esta medida, no entanto, não impede uma gravidez extra-uterina, que também é mais freqüente em mulheres que fumam.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.