Oferta Mês dos Pais: Receba Super em Casa por 9,90

“Comer peixe aumenta o risco de câncer de pele”. Não é bem assim…

Estudo da Universidade Harvard chegou a essa conclusão surpreendente - e ganhou manchetes pelo mundo. Mas ele ignora uma premissa elementar. Saiba qual.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jul 2022, 10h17 | Atualizado em 25 jul 2022, 10h22
“Comer peixe aumenta o risco de câncer de pele”. Não é bem assim… Priorizar nos meus resultados Google

O que a notícia dizia:

Quem come peixe com frequência (em média um pedaço por dia) tem 22% mais risco de desenvolver melanoma. Foi o que descobriram cientistas do National Cancer Institute e da Universidade Harvard, que monitoraram 491 mil pessoas durante quinze anos.

Qual é a verdade:

Como tem autores importantes, o estudo (1) circulou bastante e recebeu muita atenção da mídia. Mas ele ignora um fator elementar. As pessoas que comem mais peixe tendem a morar no litoral, onde esse alimento é mais barato – e toma-se mais sol.

Continua após a publicidade

Portanto, a real causa do aumento de melanoma é a maior exposição aos raios solares, não a ingestão de peixe. Após a polêmica gerada pelo estudo, um dos autores disse que “não recomendaria a ninguém mudar [diminuir] seu consumo de peixe”.

Continua após a publicidade

Fonte 1. Fish intake and risk of melanoma in the NIH‑AARP diet and health study. Y Li e outros, 2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Fundo bege claro com um canto de parede à esquerda e uma superfície horizontal marrom na base. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada em azul escuro.Fundo texturizado em tom pêssego claro, com uma sombra vertical escura no lado esquerdo e uma pequena árvore azul escura no canto superior direito
ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Básico

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado.
De: R$ 14,99/mês Apenas R$ 2,99/mês
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Premium

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).