Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tudo sobre Câncer

Quatro meses após a infecção, linfoma de Hodgkin havia desaparecido; vírus teria ativado resposta antitumoral do sistema imunológico
A #MulherCientista desta semana é uma pesquisadora do INCA que procura entender o que acontece dentro da célula tumoral – e por que os tratamentos às vezes não funcionam.
Compreender a genética por trás doença nos mascotes pode ajudar os pesquisadores a estudar a versão humana desse câncer, cuja incidência é rara.
A #MulherCientista dessa semana investigou mecanismos que não fazem parte do DNA, mas controlam a expressão dos genes – e têm papel importante nos tumores.
Baleias são animais gigantes, e por isso deveriam ter taxas de câncer bem maiores que as nossas. Mas não é isso que acontece – e a resposta está na história evolutiva do genoma dos cetáceos.
Transplante fecal ajuda pacientes com câncer

Transplante fecal ajuda pacientes com câncer

Por SUPER Atualizado em 18 fev 2021, 16h59 - Publicado em 10 fev 2021, 19h58
Só 40% dos pacientes de melanoma respondem a imunoterapia. Cientistas defendem que a técnica possa melhorar isso.
A iniciativa do bilionário americano Jared Isaacman pretende arrecadar fundos para as pesquisas sobre câncer infantil.
SI_Cancer_Radio_Quimio

Qual é a diferença entre quimioterapia e radioterapia?

Por Caue Fonseca Atualizado em 20 jan 2021, 14h53 - Publicado em 20 jan 2021, 14h51
Elas têm o mesmo objetivo, mas agem de formas diferentes. Entenda em quais situações cada uma é indicada.
Pacientes em tratamento de câncer na cabeça ou pescoço podem ser beneficiados pela descoberta, caso ela seja confirmada.
A brasileira Andreia Melo tenta entender porque o melanoma das mucosas resiste à imunoterapia – o que pode levar a tratamentos mais eficazes.
A trajetória das pessoas que se curaram do HIV

Quem são os 4 pacientes que ficaram “livres” do HIV

Por Carolina Fioratti Atualizado em 1 dez 2020, 18h48 - Publicado em 30 set 2020, 17h18
Timothy Brown, o "paciente de Berlim", faleceu vítima de leucemia em setembro. Conheça a história dele – e dos outros casos de remissão do vírus da Aids.
Veneno de abelha destrói células de câncer em laboratório

Molécula presente em veneno de abelha destrói células de câncer em laboratório

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 7 set 2020, 21h05 - Publicado em 7 set 2020, 21h00
A melitina combate tumores nas mamas especialmente agressivos e com poucos tratamentos disponíveis, segundo novo estudo. Testes em humanos, no entanto, ainda devem ser feitos.
SI_Cancer_adormecido

Câncer, do início ao diagnóstico

Por Clarissa Barreto 2 set 2020, 16h58
Ele está adormecido em nossos genes, mas pode acordar a qualquer momento. O câncer não é um inimigo estranho.
É a primeira vez que um tumor maligno é detectado nesse grandalhões pré-históricos – que sofriam com outras doenças humanas, como a artrite.
Exame de sangue pode detectar câncer anos antes da aparição de sintomas

Exame de sangue pode detectar câncer anos antes dos primeiros sintomas

Por Carolina Fioratti Atualizado em 22 jul 2020, 19h03 - Publicado em 22 jul 2020, 18h25
O PanSeer, desenvolvido por pesquisadores chineses, diagnosticou a doença corretamente em 95% das amostras testadas.
Método usa algoritmo para analisar o DNA de células mortas soltos no sangue, e pode ajudar a encontrar tumores de difícil diagnóstico.
Uma microbiota importada de outra pessoa pode servir no combate a infecções. E um novo estudo questiona se ela poderia tratar também câncer no intestino.
Klaus Vedfelt_gettyimages_cancer_humanos_fossil_dinossauros

Tumor raro que afeta humanos até hoje é encontrado em fóssil de dinossauro

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 19 fev 2020, 18h19 - Publicado em 19 fev 2020, 18h02
A HCL é uma doença rara que aparece principalmente em crianças. E, segundo um novo estudo, também atacava dinossauros.
A mãe enfrentava um câncer e decidiu retirar os óvulos ainda imaturos. Eles foram amadurecidos em laboratório - e ficaram guardados por cinco anos.
SI_412_Anticancer_HOME
Ciência, Saúde

Imunoterapia: a melhor arma anticâncer

Por Bruno Vaiano Atualizado em 27 Maio 2021, 14h49 - Publicado em 23 jan 2020, 14h47
Ensinar o sistema imunológico a combater o câncer já é a melhor opção para alguns tumores, mas sai caro. Entenda a ciência e as promessas da imunoterapia.