Estudo da Universidade Harvard chegou a essa conclusão surpreendente - e ganhou manchetes pelo mundo. Mas ele ignora uma premissa elementar. Saiba qual.
Em experimento, os insetos distinguiram o odor da urina de camundongos saudáveis e daqueles que receberam implantes de células cancerígenas.
O câncer surge devido a células "quebradas" – e o que a radioterapia faz é quebrá-las ainda mais
Cientistas flagraram o processo, que supostamente serve para alimentar tumor.
A #MulherCientista desta semana colaborou no estudo que rendeu o Prêmio Nobel de Medicina em 2019. Conheça a sua trajetória.
A tecnologia, que se mostrou segura e eficaz contra a Covid-19, pode servir como base para a criação de outros imunizantes. Entenda.
Equipe de cientistas produziu o sequenciamento do genoma da lagosta americana mais completo até hoje – e ele pode revelar como o crustáceo, que vive até 100 anos, raramente sofre com o câncer.
Saiba como esse tipo raro de câncer se forma, quais são os seus sintomas e as opções de tratamento.
Quatro meses após a infecção, linfoma de Hodgkin havia desaparecido; vírus teria ativado resposta antitumoral do sistema imunológico
A #MulherCientista desta semana é uma pesquisadora do INCA que procura entender o que acontece dentro da célula tumoral – e por que os tratamentos às vezes não funcionam.
Compreender a genética por trás doença nos mascotes pode ajudar os pesquisadores a estudar a versão humana desse câncer, cuja incidência é rara.
A #MulherCientista dessa semana investigou mecanismos que não fazem parte do DNA, mas controlam a expressão dos genes – e têm papel importante nos tumores.
Baleias são animais gigantes, e por isso deveriam ter taxas de câncer bem maiores que as nossas. Mas não é isso que acontece – e a resposta está na história evolutiva do genoma dos cetáceos.
Só 40% dos pacientes de melanoma respondem a imunoterapia. Cientistas defendem que a técnica possa melhorar isso.
A iniciativa do bilionário americano Jared Isaacman pretende arrecadar fundos para as pesquisas sobre câncer infantil.
Elas têm o mesmo objetivo, mas agem de formas diferentes. Entenda em quais situações cada uma é indicada.
Pacientes em tratamento de câncer na cabeça ou pescoço podem ser beneficiados pela descoberta, caso ela seja confirmada.
A brasileira Andreia Melo tenta entender porque o melanoma das mucosas resiste à imunoterapia – o que pode levar a tratamentos mais eficazes.
Timothy Brown, o "paciente de Berlim", faleceu vítima de leucemia em setembro. Conheça a história dele – e dos outros casos de remissão do vírus da Aids.
A melitina combate tumores nas mamas especialmente agressivos e com poucos tratamentos disponíveis, segundo novo estudo. Testes em humanos, no entanto, ainda devem ser feitos.