Ana Paula Chinelli
1. Instrutor
Vá com um instrutor experiente, que tenha curso de primeiros socorros. Antes de descer, estude com ele o caminho. É preciso saber de que pedras desviar e se há trechos em negativo.
2. Posição inicial
As pernas devem ficar abertas na largura dos ombros e os joelhos, relaxados. Apóie a sola dos pés na pedra e mantenha o corpo inclinado para trás, para que o tronco e o rosto fiquem afastados da corda.
3. Posição das mãos
A mão direita é que controla a velocidade. Ela deve segurar a corda abaixo das costas. Para frear, feche o punho e puxe para baixo. Para continuar a descida, abra a mão e libere a corda aos poucos. A mão esquerda fica relaxada: não tente frear com ela.
4. Passagem do negativo
Caminhe até a ponta da rocha e libere a corda até ficar quase de cabeça para baixo. Coloque os pés sob a pedra (como um morcego) e solte a corda até perder a aderência. Você voltará à posição “sentado”, sem risco de bater a cabeça na rocha.
5. Rapel negativo
Mantenha o corpo afastado da corda. Se começar a girar em torno do seu próprio eixo, trave a corda e espere voltar à posição inicial: de frente para a rocha. Desça normalmente.
6. Retomada do positivo
Quando alcançar a rocha, apóie os pés como na posição inicial. Curta a descida caminhando com um pé de cada vez ou dando pequenos saltos. Não se distraia com a paisagem enquanto estiver descendo. Freie totalmente para olhar à sua volta.
7. Segurança
Uma pessoa deve ficar embaixo da pedra e segurar a ponta livre da corda para travar o sistema, em caso de problemas.
Amarração
Um mosquetão prende a cadeirinha à argola menor do 8. A ponta livre da corda deve ficar à direita, para os destros, ou à esquerda, para os canhotos. Neste caso, as mãos também devem ser invertidas.
Ancoragem
2 ganchos em “P” são fixados na rocha. Prende-se um mosquetão a cada um deles e, pelo mosquetão, passa-se uma fita, que deve formar um ângulo de no máximo 450. Coloca-se outro mosquetão na fita, que serve de elo com a corda – amarrada ao mosquetão com um nó do tipo “8 duplo”. Faça sempre 2 vias: uma para a pessoa descer e outra para o caso de resgate.