Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Comprimido-baiacu: cápsula fica 100 vezes maior dentro da barriga

Conversamos com o inventor da novidade, feita para tratar gastrite – e, quem sabe, substituir os balões gástricos de emagrecimento no futuro.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 mar 2019, 13h30 - Publicado em 26 fev 2019, 18h42

O que você pensa quando vê um baiacu? Xuanhe Zhao, engenheiro mecânico do MIT, teve uma epifania. Especialista em hidrogel, ele criou uma cápsula capaz de monitorar a saúde do estômago por longos períodos, sem ser destruída pelos ácidos estomacais nem causar desconforto ao paciente.

O que motivou você a desenvolver a cápsula-baiacu?

Existe uma demanda na medicina para criar dispositivos ingeríveis melhores. Quando estamos falando em um comprimido que precise passar muito tempo no estômago, liberando remédios ou monitorando temperatura ou acidez, o que você geralmente tem são eletrônicos feitos de materiais rígidos como plástico, ou cerâmica, que incomodam ao passar pelo trato gastrointestinal, e podem até machucar a mucosa. Eu trabalho com hidrogel – e sempre achei que seria uma boa alternativa. O problema é que hidrogéis naturais, como a gelatina, são facilmente digeríveis pelo organismo.

Como foi que o peixe se tornou inspiração?

Continua após a publicidade

Vimos, no YouTube, um baiacu expandir muitas vezes o seu tamanho, sem que a sua pele perdesse elasticidade ou resistência.  Nos inspiramos nisso para desenvolver um material que suportasse o ambiente gástrico cáustrico, cheio de movimentos cíclicos e contrações, e que também conseguisse se expandir para permanecer no estômago sem ser expelido.

Como vai funcionar o uso do comprimido?

Quando chega ao estômago, a interação da cápsula com o ácido estomacal faz com que ele aumente cem vezes de tamanho em 15 minutos. Lá, imaginamos que ele possa liberar medimentos ou até agir como balão gástrico, para passar a sensação de saciedade e promover emagrecimento. Quando não for mais necessário, o comprimido pode ser expelido. O paciente só precisa beber uma solução concentrada de cálcio, que não faz mal ao organismo, e o aparelho volta ao tamanho original.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.