Desenvolvimento cerebral: gramática se aprende de fralda

Neurologistas americanos concluíram que as crianças que recebem noções de gramática antes dos 3 anos de idade desenvolvem um sistema de neurônios, no lado esquerdo do cérebro, só para processar esse tipo de informação.

Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 31 dez 1992, 22h00

Gramática se aprende no berço: quem recebe noções básicas antes dos 3 anos de idade desenvolve um sistema de neurônios, no lado esquerdo do cérebro, só para processar esse tipo de informação. Essa notável sugestão foi feita por neurologistas do Instituto Salk, nos Estados Unidos, que compararam a atividade elétrica do cérebro de diversos voluntários em laboratório. Assim, verificaram que o grupo de neurônios “gramaticais” está sempre ativo nos americanos nativos ou em pessoas que imigraram nos primeiros anos de vida. Mas não se detecta a mesma atividade neuronal em pessoas que imigraram com mais de 3 anos ou nos surdos que só passam a ter contato com a gramática quando começam a escrever. Para os pesquisadores, se uma pessoa não aprende a falar no início da vida, nunca conseguirá dominar completamente a gramática.