GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Fisiwiiterapia

Clínicas adotam o Nintendo Wii para tratar lesões no corpo e na mente

Texto Mariana Della Barba

Até ontem, o aparelho mais divertido de uma sessão de fisioterapia era uma bola colorida. Agora esse título cabe ao Nintendo Wii, pelo menos em algumas clínicas nos EUA, Canadá e Europa. O segredo está no controle revolucionário do videogame, que transforma movimentos reais em comandos na tela. Resultado: partidas virtuais de tênis, beisebol, boxe e afins viram atividade física para valer. E isso pode ser útil em fisioterapias. Entre os pacientes mais indicados para sessões de Wii estão os que sofreram contusões. E até quem está se recuperando das seqüelas de um derrame cerebral, que complica a coordenação motora. “Atendi um senhor que teve um derrame durante uma partida de tênis e, mesmo após exercícios de reabilitação, continuava a ter problemas motores e de equilíbrio. O Wii foi ideal para ele praticar os movimentos que precisava para voltar às quadras”, conta o terapeuta ocupacional americano Matthew White, que coordena o uso de tecnologias avançadas no Instituto de Reabilitação Sister Kenny, em Minneapolis. Os exercícios ajudam as células nervosas que não foram afetadas a descobrir novos caminhos para enviar mensagens aos membros. Seguindo a mesma linha, hospitais têm usado o videogame da Nintendo no tratamento de vítimas de queimaduras. Com o controle na mão, pacientes que fizeram enxertos de pele reaprendem os movimentos das mãos ou dos braços. E não fica nisso. Também estão testando o Wii em casas de repouso. Com sucesso. O console é extremamente intuitivo, então os mais velhos aprendem a usá-lo sem drama. E, além de ajudar na coordenação motora, serve de terapia: melhora o humor de todo mundo. Por enquanto, a “fisiwiiterapia” não tem data para chegar às clínicas daqui. O preço do console não ajuda: são R$ 2 mil, contra R$ 450 nos EUA.

Tênis

Ajuda pacientes de derrame cerebral a recuperar a mobilidade. E serve como exercício, já que o controle vira uma raquete virtual.

Boliche

Também pode aprimorar a coordenação motora: você movimenta o controle para mirar a bola e, com a prática, consegue jogá-la com efeito na pista.

Boxe

Aqui dá para trabalhar a coordenação dos dois braços – e suar para valer. Com uma motivação extra para os impa­cientes: a violência desmedida.